Resumo:
Desde o seu nascimento, o ser humano é colocado em contato direto com o mundo a sua volta. Seu desenvolvimento acontece justamente pela interação com o meio ao seu redor, sua casa, seus familiares, a natureza, os objetos e tudo o que esteja ao alcance dos seus sentidos. Através do contato com os outros, as crianças constroem suas aprendizagens e, quando entram na fase escolar, este processo se torna ainda mais visível quando os conteúdos específicos de cada disciplina precisam ser assimilados e relacionados com os conhecimentos que já possuem. Conforme Vasconcelos (2004, p.41), os conhecimentos baseiam-se nos seguintes critérios: significativo, crítico, criativo e duradouro. Ou seja, o conhecimento precisa ser significativo de forma que o indivíduo possa pensar sobre ele, criar novos conhecimentos a partir dele e, assim, transformar sua realidade. Assumimos, portanto, que atividades práticas de observação e experimentação podem tornar-se facilitadoras nos processos de ensino e aprendizagem. A partir desta perspectiva, uma série de ações foram desenvolvidas durante as aulas de ciências naturais por uma bolsista do PIBID subprojeto Pedagogia, juntamente com a professora referência, em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de um município do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul.