Resumo:
O presente relato traz a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, estes exercendo suas atribuições em uma escola da rede estadual, no município de Novo Hamburgo/RS. Ao aprender sobre a cultura da escola, os bolsistas verificaram a importância de promover ações educativas mais amplas, capazes de intervir nos modos de pensar e agir dos jovens. Para efetivar esta linha de pensamento, elegeu-se a elaboração de uma oficina sobre o Jogo de Xadrez. Segundo Smole e Diniz (2001) o jogar é um processo que ajuda os alunos a resolverem muitos problemas, além do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, instinto investigativo, tomada de decisões, levantamento e checagem de hipóteses, pois “[...] quando se modificam as condições do jogo, o jogador tem que analisar novamente toda a situação e decidir o que fazer para vencer” (p.20). A questão do jogo em sala de aula é hoje um desafio que se coloca a todos os professores, pois o ensino tradicional e passivo ainda é real nas escolas. Vasconcellos (2000, p.23) considera que: “Em outros tempos, este tipo de ensino até que era suportado; hoje, com as crescentes transformações do mundo contemporâneo, há um questionamento profundo e uma rejeição por parte das novas gerações. O mundo mudou! A escola tem que mudar!”.