Autor |
Dewantier, Ingrid Fernanda Garcia Morales; Costa, Gabriela Manzke; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1837021592538002; http://lattes.cnpq.br/6314862773308347; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O jogo e sua avaliação sob o olhar de alunos do 6° anos de uma escola de ensino fundamental do município de Pelotas/RS; |
Resumo |
A ludicidade em sala de aula mostra como o estudante é no sentido da espontaneidade, da abstração, da interação, como ela transforma o espaço escolar num lugar agradável, pode dar sucesso ao educador e quebrar o "desencanto escolar". O presente trabalho relata três atividades lúdicas desenvolvidas depois do conteúdo ter sido estudado em sala de aula. O interesse dos estudantes foi percebido pela participação e intensa interação durante a execução da atividade e, ao final, avaliado através de um questionário.
Essa experiência foi possível em virtude da parceria existente entre as escolas municipais da cidade de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)/Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG), através do – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa é direcionado aos estudantes de licenciatura e aproxima as instituições de ensino superior das escolas da rede pública, oportunizando aos futuros professores a inserção em seu campo de trabalho desde o início de sua formação. Dessa maneira, os estudantes de licenciatura podem desenvolver métodos de ensino alternativos, além de vivenciar a realidade escolar antes mesmo de ingressarem no estágio curricular obrigatório.; |
Palavras-chave |
Jogos; Lúdico; Aprendizagem; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8295; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |