Resumo:
A ludicidade em sala de aula mostra como o estudante é no sentido da espontaneidade, da abstração, da interação, como ela transforma o espaço escolar num lugar agradável, pode dar sucesso ao educador e quebrar o "desencanto escolar". O presente trabalho relata três atividades lúdicas desenvolvidas depois do conteúdo ter sido estudado em sala de aula. O interesse dos estudantes foi percebido pela participação e intensa interação durante a execução da atividade e, ao final, avaliado através de um questionário.
Essa experiência foi possível em virtude da parceria existente entre as escolas municipais da cidade de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)/Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG), através do – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa é direcionado aos estudantes de licenciatura e aproxima as instituições de ensino superior das escolas da rede pública, oportunizando aos futuros professores a inserção em seu campo de trabalho desde o início de sua formação. Dessa maneira, os estudantes de licenciatura podem desenvolver métodos de ensino alternativos, além de vivenciar a realidade escolar antes mesmo de ingressarem no estágio curricular obrigatório.