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Análise da vida útil residual de elementos de concreto armado em edificações urbanas - estudo de caso

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Autor Alves, Ana Paula Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9792934095872914;
Orientador Tutikian, Bernardo Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9916860252080305;
Co-orientador Pacheco, Fernanda;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Análise da vida útil residual de elementos de concreto armado em edificações urbanas - estudo de caso;
Resumo A carbonatação do concreto é uma das manifestações patológicas de ocorrência predominante em meios urbanos, dada a presença de dióxido de carbono. Se não identificada e tratada, pode conduzir à perda precoce de vida útil das edificações, afetando a sua segurança e estabilidade. O presente estudo teve como objetivo analisar a frente de avanço da carbonatação em pilares de três edifícios localizados na cidade de Porto Alegre – RS, verificando a vida útil residual das edificações, considerada em relação à despassivação das armaduras de aço. Cabe destacar que a edificação 01 se localiza a margem da rodovia BR 116 e Avenida dos Estados, local de tráfego intenso, e os edifícios 02 e 03 estão no bairro Moinhos de Vento, composto por clínicas, consultórios e demais edifícios corporativos, que também com um alto fluxo de veículos. Para colaborar com o entendimento da hipótese, uma extensa revisão teórica foi descrita e através dela foram elencados os problemas e alternativas. Para identificação da frente de carbonatação nos pilares dos edifícios aplicou-se análise colorimétrica com uso de indicador químico de potencial hidrogeniônico, pelo método de coleta do pó das estruturas de concreto. De posse da frente de carbonatação no momento da análise, estimou-se a vida útil das edificações através de modelos teóricos. Os resultados que os edifícios sob estudo apresentaram superfícies carbonatadas, cobrimento da armadura abaixo do prescrito em norma e, inclusive, elementos com vida útil terminada. Pode-se perceber nos diferentes elementos inspecionados a influência da classe de agressividade ambiental na frente de dano. Verificou-se ainda, não conformidade do cobrimento com o preconizado em norma. Assim, sugere-se maior atenção nas fases de projeto, execução e utilização, bem como a recuperação de alguns elementos, de forma a prolongar a vida útil e a segurança em uso e operação.;
Abstract The carbonation of concrete is one of the pathological manifestations of predominant occurrence in urban environments, due to the presence of carbon dioxide. If not identified and treated, this might cause the loss of buildings lifespan. The present study has as objective to analyze the advance of the carbonation in pillars of three buildings located in the city of Porto Alegre – RS, verifying the residual lifespan of the buildings, regarding the depassivation of the steel reinforcement. It is pertinent to highlight that the edification 01 is located by the highway BR 116, and the avenue “Avenida dos Estados”, places of intense traffic, and buildings 02 and 03 are in the neighborhood “Moinho dos Ventos”, constituted by clinics, medical practices, and corporate buildings, that also bring a high vehicle flux. To collaborate in the understanding of the hypothesis, a broad theoretical review was described, and, using it, the problems and alternatives were elicited. To identify the carbonation advance in the building's pillars, a colorimetric analysis was employed using the chemical indicator of hydrogen-ionic potential, via dust collection method of the concrete structures. Possessing the carbonation advance, the lifespan of the buildings was estimated using theoretical methods. The results have shown that the studied buildings had carbonated surfaces, reinforcement coating under the ideal referred in the standards and, in addition, elements with terminated lifespan. It is possible to notice in the different inspected elements the influence of the environmental class of aggressiveness in the face of damage. It was also verified a non-conformity of the coating with the standards proposition. Thus, it is suggested higher attention in the phases of project, execution, use, as well as the recuperation of some elements aiming to extend the lifespan and the safety of use and operation.;
Palavras-chave Corrosão de armaduras; Carbonatação; Vida útil; Recuperação; Durabilidade; Reinforcement corrosion; Carbonation; Lifespan; Recovery; Durability;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8758;
Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo;


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