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A peticão inicial: um estudo sociointeracionista da peça jurídica na academia

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Autor Fernandes, Cátia Cristina Degan;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9532697166033095;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A peticão inicial: um estudo sociointeracionista da peça jurídica na academia;
Resumo Sabemos que se apropriar da habilidade de escrita de um gênero textual é uma competência essencial para o desempenho de atividades acadêmicas ou profissionais. Na área do Direito, essa situação não é diferente. É fundamental, para o pleno exercício da prática, o domínio de gêneros relacionados à esfera jurídica e suas práticas sociais de referência. Em virtude disso, este trabalho visa a discutir como a apropriação do gênero de texto petição inicial – e, mais especificamente, a utilização das operações linguístico-discursivas a ele inerentes – evidencia e potencializa o desenvolvimento do(s) processo(s) de letramento(s) acadêmico(s) do aluno do Curso de Direito, auxiliando em sua inserção no contexto de estágio profissional. Desenvolvido metodologicamente através de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, este estudo analisa os mecanismos de textualização (coesão nominal, conexão e coesão verbal), a partir da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999). A interseção entre o quadro teórico do ISD (BRONCKART & MACHADO, 2004; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) e o dos estudos de letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 2014; STREET, 2009) sustenta os aportes teóricos desta pesquisa e endossam as análises realizadas das petições iniciais dos alunos do 8º período e do Núcleo de Direito do Trabalho de uma faculdade do interior de Minas Gerais. Apoiadas no modelo de arquitetura textual de Bronckart (1999; 2006), as análises enfocaram as dimensões linguístico-textuais e discursivas mobilizadas na construção dos textos que compõem o corpus desta pesquisa. Os resultados da pesquisa sugerem que a organização dos tipos de discurso teórico e narração, por meio do léxico e da gramática (sintagmas nominais, conectivos e tempos verbais) cooperam para a construção do sentido global da petição inicial e lhe asseguram a argumentatividade/persuasão. Dessa forma, concluímos que a peça jurídica se constitui uma prática de escrita que, ao ser apropriada, pode conduzir o estudante do contexto acadêmico às mais diferentes esferas de atuação do profissional em Direito.;
Abstract We know that the appropriation of text genre writing skills is an essential competence for the performance of academic or professional activities. In the field of Law this is by no means any different. It is fundamental, for the full exercise of those activities, to master the text genres related to the legal field and their social practices of reference. Therefore, this paper aims to discuss how the appropriation of petition text genres - and, more specifically, the use of linguistic-discursive operations inherent to it - evidences and potentiates the development of literacy processes by Law students, which in turn, helps them in their insertion in the context of a professional internship. Developed methodologically by a qualitative, interpretative research, this study analyzes the mechanisms of textualization (nominal cohesion, connection and verbal cohesion), from the perspective of Socio-Discursive Interactionism - SDI (BRONCKART, 1999). The intersection between SDI conceptions of text genres (BRONCKART & MACHADO, 2004; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) and academic literacy studies (LEA, STREET, 2014; STREET, 2009) supports the theoretical contributions of this research and endorses the analyzes of the petitions made by the Law students coursing the 8th semester and the ones made by Núcleo de Direito do Trabalho (Department of Labor Law) from a university in a city of Minas Gerais, Brazil. Based on Bronckart's model of textual architecture (1999, 2006), the analyzes focused on the textual-linguistic and discursive dimensions mobilized in the construction of the texts that form the corpus of this research. The results suggest that the organization of the types of theoretical discourse and narration, through the lexicon and grammar (nominal, connective and verbal phrases) cooperate to construct the overall meaning of the petition and assure the argumentativeness/persuasion. Thus, we conclude that this legal piece constitutes a writing practice that, when appropriated, can lead the student from the academic context to the most diverse areas of the professional practice of Law;
Palavras-chave Escrita; Petição inicial; Interacionismo Sociodiscursivo; Letramentos acadêmicos; Writing; Petition; Socio-discursive Interactionism; Academic writing literacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8913;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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