RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Cooperativas escolares e sua influência na formação de jovens: um estudo de caso na ONG Pequena Casa da Criança

Mostrar registro simples

Autor Bresciani, Juliana Bergamaschi;
Orientador Baioto, Carlos Daniel;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0757877154758306;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Cooperativas escolares e sua influência na formação de jovens: um estudo de caso na ONG Pequena Casa da Criança;
Resumo Com a presente pesquisa, buscou-se identificar a importância da educação cooperativista a partir da observação de uma cooperativa escolar desde sua implantação, avaliando os impactos na comunidade na qual está inserida, através das atividades propostas aos jovens associados. A conceituação e história do cooperativismo fazem parte deste trabalho, bem como seus ramos, princípios e valores. Será evidenciada a dupla dimensão cooperativista: social e econômica. Também abordaremos a história das cooperativas escolares e a sua importância na disseminação da cultura cooperativista, sendo base para que a Sicredi União Metropolitana, através de seus associados, tenham evidências a respeito do impacto das ações sociais da mesma. Neste sentido, trabalhou-se com estudo de caso da cooperativa referenciada, entrevistas, análise sócio-histórica e as ações relacionadas diretamente ao fomento de uma cultura cooperativista na comunidade podendo gerar grandes mudanças quanto à perspectiva na vida dos associados. Espera-se que, ao apresentar esta monografia, a mesma sirva de estímulo para educadores quanto ao ensino da prática do cooperativismo em escolas podendo, até mesmo, tornar-se disciplina obrigatória, já que o Brasil apresenta vasto mercado para o desenvolvimento de novas organizações cooperativas.;
Abstract Through this formal research, sought to identify the importance of cooperative education from the observation of a school cooperative since its implementation, assessing the impacts on the community in which it is inserted through the activities proposed to young members. The concept and history of cooperativism are part of this paperwork, as well as its branches, principles and values. The dual cooperative dimension: social and economic will be highlighted. It will also address the history of school cooperatives and the importance in the dissemination of cooperative culture, being the basis for Sicredi União Metropolitana, through its members, to have evidence regarding the impact of its social actions. In this sense, it was used a case study of the referenced cooperative to work with, also interviews, socio-historical analysis and actions directly related to the fomentation of a cooperative culture in the community which can generate major changes in the perspective of the members' lives. It is hoped that, when presenting this monograph, it will serve as a stimulus for educators regarding the teaching of the practice of cooperativism in schools and may even become a mandatory subject, since Brazil has a vast market for the development of new cooperatives organizations.;
Palavras-chave Cooperativismo; Educação cooperativa; Cooperativa escolar; Cooperativism; Cooperative education; School cooperative;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9620;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Cooperativismo;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística