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AprendaTI: um protótipo para o ensino e aprendizado de assuntos relacionados à área de desenvolvimento de software

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Autor Vargas, Jean Robson Batista de;
Orientador Roehrs, Alex;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7563231619126505;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título AprendaTI: um protótipo para o ensino e aprendizado de assuntos relacionados à área de desenvolvimento de software;
Resumo Contexto: A busca pelo conhecimento está cada vez mais presente na vida das pessoas e isso tem aumentado com o advento das tecnologias móveis. A utilização de tecnologias como machine learning leva um sistema a “aprender” com base em dados. Esse conhecimento pode ser disponibilizado para o usuário através de softwares com funções de recomendação de conteúdo, permitindo que o usuário possa ter um aprendizado direcionado. Problema: Embora a internet facilite o acesso à informação, temos muitas vezes uma gama de dados que não são relevantes a aquilo que estamos procurando, podendo ocasionar uma overdose de informações ou simplesmente nos direcionando para um caminho de conhecimento irrelevante. Objetivo: a proposta consiste em disponibilizar um aplicativo com a função de oferecer ao usuário um ambiente para leitura de artigos, vídeos, quizzes, jogos de acertos e respostas. O objetivo é que o aplicativo apresente uma forma inteligente de sugerir conteúdos relativos ao tema que o usuário esteja procurando. Metodologia: a metodologia consistiu no desenvolvimento e avaliação de um aplicativo através de cenários de uso e a aplicação de um questionário aos usuários do público-alvo. Foram selecionados 12 usuários divididos em perfis de profissionais e estudantes de TI, de modo a verificar a usabilidade, as recomendações e o nível de interação através do algoritmo implantado. Resultado: A avaliação com ênfase na análise de cenário, trouxe de forma resumida e satisfatória a utilização dos recursos do aplicativo. O perfil técnico da maioria dos usuários foi considerado básico, pois foi formado por estudantes e não profissionais de TI. Constatou-se um baixo nível de conhecimento sobre machine learning e entrega de conteúdo inteligente. Dentre os entrevistados, a maioria considerou a proposta totalmente relevante e com um grau de usabilidade muito simples. Verificou-se a necessidade da criação de novas ferramentas e, que as já existentes, devem ser aperfeiçoadas. Conclusão: o aplicativo traz ferramentas de fácil utilização, realizando sua principal função, que é a de entregar conteúdo relacionado, agregando valor ao processo de aprendizado do usuário. O uso de machine learning é uma área que ainda deve ser muito estudada e desenvolvida, visto que a implementação de algoritmos para ambientes virtuais de ensino e aplicativos, não é algo trivial. A partir da construção do protótipo, verificou-se viável aplicar este tipo de tecnologia para recomendação de conteúdo de ensino e aprendizagem em software mobile.;
Palavras-chave Aprendizagem móvel; Mobile learning; Inteligência artificial; Machine learning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9637;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis;


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