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Libras, ASL, português e inglês nas aulas de língua inglesa em turma de alunos surdos: o papel da mediação e do trabalho colaborativo em atividades de modalidade escrita e sinalizada

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Autor Oliveira, Alexandra Ohana Andreatta de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1394302328784475;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Libras, ASL, português e inglês nas aulas de língua inglesa em turma de alunos surdos: o papel da mediação e do trabalho colaborativo em atividades de modalidade escrita e sinalizada;
Resumo Pensando nos recentes estudos sobre ensino de língua inglesa (LI) para surdos (SOUSA, 2008; SILVA, 2013; SOUSA, 2015; OLIVEIRA 2018) e considerando as diferentes modalidades de língua presentes nas aulas de Língua Inglesa, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como e em quais situações interativas a mediação é realizada durante a realização de atividades de modalidade escrita e sinalizada por alunos surdos de turma do Ensino Médio nas aulas de Língua Inglesa através da metodologia de projetos sob uma perspectiva Sociocultural. Esta é uma pesquisa qualitativa, e a geração de dados ocorreu em 2019 por meio de entrevistas, gravações de aulas ministradas em Libras e realização de diários de bordo pela professora/pesquisadora. Após o processo de seleção e transcrição dos dados gerados em Libras, a análise foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Educação de Surdos, conforme Quadros (1997), Santana (2007), Perlin (2010), Kraemer (2012) e Thoma (2012), e da Teoria Sociocultural Vygotskiana, segundo Vygotsky (1925; 1991; 1993), Rego (1995), Lantolf (2000; 2011), Tanzi Neto (2018) e Figueiredo (2019). Os dados analisados neste estudo evidenciam que alunos bilíngues alfabetizados em Libras e língua portuguesa na infância que passaram a maior parte de sua vida escolar em escolas bilíngues para surdos, interagem de forma colaborativa como mediadores em diversas situações colaborativas e desenvolvem diferentes estratégias linguísticas de acordo com a modalidade da atividade que realizam. Alunos que, tardiamente aprenderam ou estão aprendendo a Libras e passaram grande parte de sua trajetória escolar em escolas regulares como alunos de inclusão, preferem trabalhar mais individualmente, demonstram uma dependência de auxílio por pares mais experientes, não contribuem tanto na construção de aprendizagem colaborativa, e apresentam mais dificuldade nas atividades de modalidades escrita e sinalizada. Essa prática colaborativa em contexto bilíngue, portanto, mostra-se responsável pelas mediações e múltiplas estratégias linguísticas adotadas pelos participantes nas interações durante a realização de atividades de modalidade escrita e sinalizada conforme suas especificidades surdas. Considerando as realidades expostas, o trabalho com projetos propiciou a esses alunos condições favoráveis de aprendizagem, com a oportunidade de realizarem atividades de produção e compreensão linguística, fazendo o uso das diferentes modalidades de língua que se fazem presentes em seu contexto, com autonomia e sentido.;
Abstract Regarding the recent research studies on English teaching for the deaf (SOUSA, 2008; SILVA, 2013; SOUSA, 2015; OLIVEIRA 2018) and considering the different modalities of language present in this context, this research study aims to comprehend how and in which interactive situations mediation is performed in the execution of assignments in written and signed modalities by deaf learners of a High School group’s English classes through projects on a Sociocultural theory perspective. This is a qualitative research study, and the dada were gathered in 2019 through interviews, video recordings of classes conducted in Libras, and the teacher registers in a journal. After the selection and transcription of the dada gathered in Libras, the analysis were conducted based on the theoretical construct of the Deaf Education presented by Quadros (1997), Santana (2007), Perlin (2010), Kraemer (2012) and Thoma (2012), and based on the Vygotskian Sociocultural theory presented by Vygotsky (1925; 1991; 1993), Rego (1995), Lantolf (2000; 2011), Tanzi Neto (2018) and Figueiredo (2019). The analyzed dada exhibit and reveal that bilingual learners who were alphabetized in Libras and Portuguese as children that spent most of their school life in bilingual schools for the deaf, collaboratively interact as mediators in several collaborative situations and develop different linguistic strategies according to the modality of the assignment performed. Deaf learners whose Libras learning were postponed or who are still learning Libras and spent most of their school path in regular schools as inclusion students with disabilities, show an assistance dependency by more experient partners, do not contribute as much in their collaborative learning development, and manifest more difficulties when executing written and signed assignments. Thus, this collaborative pedagogical practice in a bilingual context is perceived as responsible for the identified mediation interactions and multiple linguistic strategies performed by the participants while executing written and signed assignments according to their deaf particularities. Considering these different realities, working with projects provided meaningful linguistic production and comprehension activities while using different language modalities preset in each student’s context with autonomy and meaning.;
Palavras-chave Alunos surdos; Línguas orais; Línguas de sinais; Mediação; Trabalho colaborativo; Deaf students; Oral languages; Signed languages; Mediation; Collaborative work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9774;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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