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Modelo de negócio para micro e pequenas empresas da área da saúde e alimentos restritivos: diretrizes para implantação de inovação frugal

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Autor Ritter, Ágata Maitê;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2807771360514238;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Modelo de negócio para micro e pequenas empresas da área da saúde e alimentos restritivos: diretrizes para implantação de inovação frugal;
Resumo Este estudo investiga a inovação frugal nos setores de saúde e alimentos restritivos no Brasil. É um estudo exploratório com base em dados qualitativos. Para a estruturação da pesquisa foi realizada a revisão na literatura sobre inovação frugal e modelo de negócios. O método de pesquisa utilizado no presente trabalho foi estudo de múltiplos casos com micro e pequenas empresas que buscam por meio da inovação frugal formas de resolver problemas no âmbito da saúde e alimentação restritiva. Assim, foi possível identificar que para as empresas estudadas alcançarem a sustentabilidade econômica, é necessário oferecer serviços e produtos a diferentes clientes e renda social. Para as empresas da área da saúde, existe uma variada gama de produtos e serviços decorrente da demora, por parte dos órgãos reguladores, em liberar autorização para comercializar produtos neste segmento. As empresas que atendem diretamente os clientes finais não possuem tecnologias complexas em seus produtos ou serviços, mas precisam envolver o consumidor como coprodutor da solução. O contrário ocorre quando o produto desenvolvido é altamente complexo. Para um cliente, a reputação e o histórico da empresa definem a compra, o que é um desafio para essas novas empresas entrarem no mercado, criando a necessidade de buscar parceiros com reputação e bom histórico. Com base nas descobertas, foram indicadas as implicações acadêmicas e gerenciais e caminhos para pesquisas futuras.;
Abstract This study investigates frugal innovation in the health and restrictive food sectors in Brazil. It is an exploratory study based on qualitative data. To structure the research, a review of the literature on frugal innovation and business model was carried out. The research method used in the present work was the study of multiple cases with micro and small companies that seek, through frugal innovation, ways to solve problems in the scope of health and restrictive feeding. Thus, it was identified that for health and restrictive food companies to achieve economic sustainability, it is necessary to offer services and products to different customers and social incomes. For companies in the health area, there is a great need for products and services. This need is accentuated because health agencies take a long time to release authorization to sell products in this segment. Companies that serve the customers directly do not have complex technologies in their products or services need to involve the consumer as a co-producer of the solution, as opposed to what happens when the product developed is highly complex. For a customer, the company’s reputation and history define the purchase, which is a challenge for these new companies to enter the market, create the need to seek partners with a reputation and a good track record. Based on the findings, we provide implications and future research avenues.;
Palavras-chave Inovação frugal; Modelo de negócio; Mercado emergentes; Frugal innovation; Business models; Emerging markets;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-05-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9843;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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