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Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework

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Autor Dupont, André Cardoso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6967694162886046;
Orientador Antunes Júnior, José Antonio Valle;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework;
Resumo Esta tese trata da proposição de um Framework para analisar como a modularização de produto pode proporcionar a capacidade de Customização em Massa (CM), através do sistema de atividades da empresa, para obtenção da vantagem competitiva nas organizações. Para alcançar este objetivo, foi estudado e avaliado criticamente um conjunto de publicações que versam sobre o assunto, passando por elementos conceituais como: i) vantagem competitiva; ii) criação e apropriação de valor; iii) cadeia de valor, sistema de atividades e a curva da riqueza; iv) customização em massa; v) postergação; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularização; e viii) relação entre os conceitos de customização em massa, modularização de produtos, postergação e CODP; e ix) interações entre modularização de produtos, sistema de atividades e customização em massa. Tendo por base este quadro conceitual, foi elaborada a proposição do framework que apresenta os elementos a serem considerados na obtenção de vantagem competitiva sustentável, a partir da capacidade de Customização em Massa. Este framework constitui-se em uma proposição acadêmica, uma vez que, a literatura indica uma falta de estudos mais detalhados e revisões sistemáticas abordando os caminhos através dos quais a modularização pode levar à obtenção de capacidade em CM e a maneira com a qual as empresas devem se organizar para tal. Da ótica empresarial, o trabalho proposto indica a importância do entendimento organizacional de todas as relações existentes e afetadas pela utilização das práticas de modularização na empresa e, como isso, implica em incentivar caminhos que levem à obtenção da vantagem em CM. Para a consolidação deste Framework, esta pesquisa valeu-se de dois estudos de caso. Um deles foi desenvolvido em uma empresa fabricante de caminhões com uma longa trajetória de modularização de produtos. Já o outro caso foi realizado em uma empresa fabricante de implementos rodoviários com um histórico recente de implantação da modularização dos produtos. Os extremos indicados pelo nível de maturidade do processo de modularização dos produtos dos casos estudados permitiram que as análises realizadas fornecessem evidências relevantes para sustentar que o Framework proposto apresenta consistência suficiente para ser considerado uma alternativa ao entendimento aprofundado da questão proposta pela tese.;
Abstract This thesis deals with the proposal of a Framework to analyze how the modularization of the product can provide the capacity of Mass Customization (MC), through the system of activities of the company, to obtain the competitive advantage in the organizations. To achieve this objective, a set of publications that deal with the subject was studied and critically evaluated, including conceptual elements such as: i) competitive advantage; ii) creation and appropriation of value; iii) value chain, activity system and the wealth curve; iv) mass customization; v) postponement; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularization; and viii) relationship between the concepts of mass customization, product modularization, postponement and CODP; and ix) interactions between product modularization, activity system and mass customization. Based on this conceptual framework, the proposition of the framework was elaborated that presents the elements to be considered in obtaining sustainable competitive advantage, based on the capacity of Mass Customization. This framework constitutes an academic proposition, since, the literature indicates a lack of more detailed studies and systematic reviews addressing the ways in which modularization can lead to obtaining capacity in MC and the way in which companies they must organize for that. From the business point of view, the proposed work indicates the importance of organizational understanding of all existing relationships affected by the use of modularization practices in the company and, as a result, it implies encouraging paths that lead to obtaining the advantage in MC. For the consolidation of this Framework, this research used two case studies. One was developed in a truck manufacturer with a long history of product modularization. The other case, on the other hand, was carried out at a company that manufactures road implements with a recent history of implementing product modularization. The extremes indicated by the level of maturity of the modularization process of the products in the cases studied, allowed the analyzes carried out to provide relevant evidence to support that the proposed Framework has sufficient consistency to be considered an alternative to the in-depth understanding of the question proposed by the thesis.;
Palavras-chave Modularização de produtos; Customização em massa; Vantagem competitiva; Apropriação de valor; Sistema de atividades; Product modularization; Mass customization; Competitive advantage; Appropriation of value; System of activities;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-06-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9961;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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