RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Filosofia como caixa de ferramentas para crianças: possibilidades para a construção do pensamento crítico e autonomia

Mostrar registro simples

Autor Medeiros, Luandra Menezes Mersoni;
Orientador Junges, Márcia Rosane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4964169827194228;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Filosofia como caixa de ferramentas para crianças: possibilidades para a construção do pensamento crítico e autonomia;
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso enfoca-se no imaginário infantil, nas possibilidades de filosofar com as crianças, através de uma prática pedagógica norteada pela Filosofia, utilizando como ponto de partida a própria criatividade dos alunos da Educação Infantil, nos propomos a investigar o entendimento das crianças diante de alguns questionamentos, fazendo de sua imaginação fértil um campo para produzir conhecimento. Inserir e fazer Filosofia no contexto da Educação Infantil traz a possibilidade de reflexão e ressignificação de sentidos, já que têm sua própria maneira de ver o mundo, onde podem questionar e expor suas próprias concepções do entorno. O trabalho com esses pequenos, que em muito se parecem com os filósofos, conecta ainda mais os campos da Pedagogia e da Filosofia, que possuem em si similaridades. As práticas pedagógicas realizadas, possuem formato de experimento, já que a Filosofia, como unidade curricular, não compõe o campo de saberes desenvolvidos com as crianças nessa etapa, porém coexiste e embasa o campo da Pedagogia como Ciência da Educação, em seus fundamentos, pois não há Pedagogia sem Filosofia da Educação. A fim de experimentar novas possibilidades no campo da Pedagogia e permitir aos educandos experienciar o contato direto com a Filosofia e suas ferramentas, como a provocação do pensamento, atitude filosófica entre outras. Demarcando teoricamente a intersecção entre esses dois campos do saber, com foco em John Locke, filósofo que permeia o campo da educação, objetivamos construir reflexão, criticidade e autonomia junto a ludicidade.;
Palavras-chave Filosofia; Pedagogia; Educação infantil; Pensamento crítico; Autonomia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2024-07-11;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13622;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística