TCC:
Rodrigues, Jerusa Mesquita(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar como a educação profissional, no contexto do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), contribuiu para o aumento da autonomia e do ...
TCC:
Goldschmidt, Elisete Angnes Schardong(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Ensino Fundamental, com especial atenção aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A pesquisa baseou-se em questionário aplicado aos professores do Ensino Fundamental, do município de Santa Maria ...
TCC:
Lambrecht, Cissa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A presente pesquisa investiga impactos da pandemia de COVID-19, no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de entrevistas com professoras da rede pública ...
TCC:
Serafin, Alana Vitória(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O Brincar Heurístico como uma prática pedagógica pode contribuir para resgatar o valor do brincar na infância, pois oferece às crianças oportunidades de desenvolver sua curiosidade, sua criatividade e ...
TCC:
Cavalli, Mirielli de Carvalho(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A presente pesquisa, realizada em três escolas do município de Portão (RS), tem como principal objetivo constatar como o trabalho das bibliotecas escolares está contribuindo para a formação de alunos ...
TCC:
Queiróz, Mikaela(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho de conclusão de curso parte da seguinte problemática: como ampliar o espaço da música na Educação Infantil? O objetivo geral é analisar os desafios e as dificuldades da musicalização ...
TCC:
Gomes, Natália da Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e apresentar a importância do trabalho do(a) pedagogo(a) no enfrentamento da vulnerabilidade social a partir da atuação desse profissional em um espaço ...
TCC:
Medeiros, Luandra Menezes Mersoni(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho de conclusão de curso enfoca-se no imaginário infantil, nas possibilidades de filosofar com as crianças, através de uma prática pedagógica norteada pela Filosofia, utilizando como ...
Trabalho de conclusão:
Silva, Vergílio Gabriel Da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho tem como tema o planejamento pedagógico de docentes que atuam em uma escola de Educação Infantil localizada em um território de vulnerabilidade social. A escolha deste é reflexo das ...
TCC:
Vargas, Débora Caroline(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho tem como principal objetivo refletir em torno dos processos alimentares vivenciados pelas crianças nas creches e pré-escolas, tendo em vista a alimentação como ato educativo, permeado ...
TCC:
Guimarães, Zélia Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho propõe uma análise da transição escolar dos estudantes do 5º para o 6º Ano, com base em dados de duas turmas do Colégio Loyola, interpretados à luz dos princípios da pedagogia inaciana e ...
TCC:
Matzenbacher, Tairine(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Ao intitular “Entrelaces da liderança inaciana na Educação Infantil do Colégio Anchieta”, o presente artigo carrega como objetivo uma reflexão acerca do conceito de liderança inaciana dentro da Educação ...
TCC:
Amaral, Suzi Mara Goularte do(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre estratégias metodológicas potenciadoras da aprendizagem a serem trabalhadas dentro do contexto de Educação Inclusiva, na Educação Infantil, com ...
TCC:
Brito, Suzana Fernanda Ferreira de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo explora a interligação entre a formação de indivíduos em um contexto de mudanças rápidas e a relevância de uma educação fundamentada na Pedagogia Inaciana. Utilizando o "Olhar Inaciano," ...
TCC:
Oliveira, Rosilene Aparecida de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Em relevância à contemporaneidade e à forma de ser do adolescente neste tempo, buscou-se como objetivo deste artigo conhecer e categorizar referenciais que
influenciam a construção identitária deste ...
TCC:
Camargo, Rosiclea Mariano de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O processo de digitalização, datificação e algoritmização do mundo, aliado à expansão da conectividade, vem provocando transformações em diferentes contextos da sociedade, entre eles a Educação. Jogos, ...
TCC:
Fortunato, Roberta Souza Pascoal(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho aborda a inclusão na educação e como aquela se relaciona com a missão de proporcionar uma formação integral. O objetivo é, pois, entender as concepções e as possibilidades dos ...
TCC:
Pereira, Renilda Teixeira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do educador magis num ambiente educacional inaciano, identificando seus elementos essenciais. A metodologia usada foi a abordagem qualitativa, ...
TCC:
Souza, Ramon Ortiz de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho propõe uma análise interdisciplinar de bibliografia comparativa que busca compreender a interseção entre o Teatro do Oprimido e a Pedagogia Inaciana, explorando como esses dois sistemas ...
TCC:
Veiga, Larissa Alves(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo trata da relação entre a aprendizagem integral e o brincar heurístico das crianças bem pequenas. O objetivo desta pesquisa é analisar e descrever a relação da aprendizagem integral com ...