Resumo |
O Brincar Heurístico como uma prática pedagógica pode contribuir para resgatar o valor do brincar na infância, pois oferece às crianças oportunidades de desenvolver sua curiosidade, sua criatividade e sua autonomia. O presente estudo investiga esse brincar como ferramenta para estimular a curiosidade e a autonomia na infância, a fim de compreender como ele pode ser incorporado às práticas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos da Educação Infantil. Para tanto, foi necessário investigar as características dessa proposta e sua aplicabilidade nas práticas destinadas a crianças, bem como explorar a relação entre o Brincar Heurístico e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças a fim de evidenciar os benefícios dessa prática para a formação integral dos pequenos e identificar estratégias pedagógicas eficazes para a incorporação do brincar no contexto da Educação Infantil. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, e o instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista com professoras da educação infantil do município de Vale Real. Para a análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os principais autores que instigaram este trabalho foram: Elinor Goldschmied e Sonia Jackson (2008), Paulo Fochi (2023; 2019) e Maria Carmen Silveira Barbosa (2009; 2007). Diante disso, verificou-se que o Brincar Heurístico na Educação Infantil tem grande influência na criatividade e imaginação das crianças, a partir, da exploração desses materiais e espaços, onde foi possível concluir que este estudo contribui para a valorização do brincar como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz.; |