Resumo |
A presente pesquisa tem como principais temas desenvolvidos o Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Nela objetivou-se analisar como são implementadas as práticas pedagógicas voltadas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. O referencial teórico aborda o Transtorno do Espectro Autista, as Práticas Pedagógicas Inclusivas e a Inclusão Escolar com os principais autores: Vila, Diogo e Sequeira (2009), Mello et al. (2013), Lorenzo, Rodrigues e Lima (2020), Pereira, Pereira e Pereira (2013), Teodoro, Godinho e Hachimine (2016), Sanches e Siqueira (2016) e Gomes (2021). A pesquisa é de campo, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), envolvendo 29 professores de uma Escola Municipal de Educação Básica em Esteio. Foi utilizado um questionário com 15 questões, elaborado no Google Forms e divulgado via WhatsApp. A partir dos resultados, perceberam-se algumas falhas de conhecimento teórico e prático dos profissionais da educação sobre os alunos com necessidades especiais, alguns por falta de oportunidade, outros por negligência, porém, a maioria se mostrou interessados e preocupados com o desenvolvimento e bem estar de seus alunos. Os professores também demonstraram que existe uma boa integração, participação e respeito entre os alunos especiais com seus colegas e nas atividades propostas em sala de aula. O estudo buscou contribuir para a expansão das perspectivas dos profissionais da educação sobre o processo de desenvolvimento das crianças com autismo no ambiente escolar e propor uma continuação das investigações para disseminar os estudos sobre o autismo e suas capacidades.; |