Autor |
Cardoso, Fernando Henrique; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6090100591388169; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A curricularização da extensão nos cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso: um estudo no contexto das reformas curriculares; |
Resumo |
A curricularização da extensão universitária, embora marcada a partir do Plano
Nacional de Educação (2001-2010), até 2019 não se encontrava efetiva, sendo a
Resolução nº 7/2018 — que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação
Superior Brasileira — o marco à sua implementação. A partir daí, pesquisas sobre a
curricularização da extensão passaram a considerar novos fatores e, à medida que
houve a implementação da extensão nos currículos, ampliaram-se os espaços
investigativos. Os currículos das licenciaturas foram permeados por novas diretrizes,
como a Resolução CNE/CP nº 2/2019 — que definiu as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu
a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.
Com base nesses documentos — que resultaram em alterações nos currículos dos
cursos de licenciatura —, esta pesquisa foca na extensão universitária e suas relações
com o currículo de três cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de
Mato Grosso (IFMT). Investigam-se os impactos na promoção do conhecimento
específico e pedagógico nesses cursos, diante da demanda pela curricularização da
extensão. O estudo considera a defesa e a relevância dos conhecimentos abordados
na formação de professores, especialmente no que se refere ao “conhecimento
poderoso”, de Michael Young (2007; 2011; 2013a; 2013b; 2014; 2016). A abordagem
metodológica escolhida é qualitativa e exploratório-descritiva, utilizando um estudo de
caso múltiplo, sendo cada curso analisado como um caso distinto. As fontes de
evidência incluíram entrevistas, documentação e pesquisa bibliográfica. Na análise e
interpretação dos dados, foi empregada a técnica analítica de síntese cruzada dos
casos e análise de conteúdo. A tese defendida é a de que a inclusão da extensão nos
currículos dos cursos de licenciatura em Matemática do IFMT criará oportunidades
para a integração e valorização dos conhecimentos específicos e pedagógicos,
entrelaçados à atuação do licenciado na escola, que também se tornará um espaço
para a promoção de conhecimentos plurais. Contudo, a estratégia adotada para a
reformulação curricular desses cursos, que se fundamentou em práticas padronizadas
e focadas no cumprimento da legislação, sem uma análise mais profunda sobre o
aspecto social da extensão, resultou em uma matriz curricular com poucas
modificações e que priorizou a reorganização das disciplinas para possibilitar a carga
horária destinada à extensão. Outrossim, as adaptações curriculares durante a realização do curso, visando adequar à realidade dos estudantes, poderão promover
elementos democráticos e a valorização da voz do estudante, resultando em
transformações curriculares mais significativas.; |
Abstract |
The curricularization of university extension, although marked from the National
Education Plan (2001-2010), was not effective until 2019, with Resolution No. 7/2018
- which established the Guidelines for Extension in Brazilian Higher Education - being
the milestone for its implementation. From then on, research into the curricularization
of extension began to consider new factors and, as extension was implemented in
curricula, research spaces expanded. Undergraduate curricula have been permeated
by new guidelines, such as CNE/CP Resolution No. 2/2019 - which defined the
National Curricular Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education
and established the Common National Base for the Initial Training of Basic Education
Teachers. Based on these documents - which resulted in changes to the curricula of
degree courses - this research focuses on university extension and its relationship with
the curriculum of three degree courses in Mathematics at the Federal Institute of Mato
Grosso (IFMT). The impacts on the promotion of specific and pedagogical knowledge
in these courses are investigated, given the demand for the curricularization of
extension. The study considers the defense and relevance of the knowledge
addressed in teacher training, especially with regard to Michael Young's powerful
knowledge. The methodological approach chosen is qualitative and exploratorydescriptive, using a multiple case study, with each course analyzed as a distinct case.
The sources of evidence included interviews, documentation and bibliographic
research. In analyzing and interpreting the data, the analytical technique of cross-case
synthesis and content analysis was used. The thesis defended is that the inclusion of
extension in the curricula of IFMT degree courses in Mathematics will create
opportunities for the integration and valorization of specific and pedagogical
knowledge, intertwined with the graduate's performance at school, which will also
become a space for the promotion of plural knowledge. However, the strategy adopted
for the curricular reformulation of these courses, which was based on standardized
practices focused on compliance with legislation, without a deeper analysis of the
social aspect of extension, resulted in a curricular matrix with few modifications and
which prioritized the reorganization of subjects to allow for the workload allocated to
extension. Furthermore, curricular adaptations during the course, aiming to adapt to
the students' reality, can promote democratic elements and the appreciation of the
student's voice, resulting in more significant curricular transformations.; |
Palavras-chave |
Curricularização da extensão; Conhecimento poderoso; Currículo; Licenciatura em Matemática; Extension curricularization; Powerful knowledge; Curriculum; Mathematics degree; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-02-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13709; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |