RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A curricularização da extensão nos cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso: um estudo no contexto das reformas curriculares

Mostrar registro simples

Autor Cardoso, Fernando Henrique;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6090100591388169;
Orientador Silva, Roberto Rafael Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A curricularização da extensão nos cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso: um estudo no contexto das reformas curriculares;
Resumo A curricularização da extensão universitária, embora marcada a partir do Plano Nacional de Educação (2001-2010), até 2019 não se encontrava efetiva, sendo a Resolução nº 7/2018 — que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira — o marco à sua implementação. A partir daí, pesquisas sobre a curricularização da extensão passaram a considerar novos fatores e, à medida que houve a implementação da extensão nos currículos, ampliaram-se os espaços investigativos. Os currículos das licenciaturas foram permeados por novas diretrizes, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019 — que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Com base nesses documentos — que resultaram em alterações nos currículos dos cursos de licenciatura —, esta pesquisa foca na extensão universitária e suas relações com o currículo de três cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Investigam-se os impactos na promoção do conhecimento específico e pedagógico nesses cursos, diante da demanda pela curricularização da extensão. O estudo considera a defesa e a relevância dos conhecimentos abordados na formação de professores, especialmente no que se refere ao “conhecimento poderoso”, de Michael Young (2007; 2011; 2013a; 2013b; 2014; 2016). A abordagem metodológica escolhida é qualitativa e exploratório-descritiva, utilizando um estudo de caso múltiplo, sendo cada curso analisado como um caso distinto. As fontes de evidência incluíram entrevistas, documentação e pesquisa bibliográfica. Na análise e interpretação dos dados, foi empregada a técnica analítica de síntese cruzada dos casos e análise de conteúdo. A tese defendida é a de que a inclusão da extensão nos currículos dos cursos de licenciatura em Matemática do IFMT criará oportunidades para a integração e valorização dos conhecimentos específicos e pedagógicos, entrelaçados à atuação do licenciado na escola, que também se tornará um espaço para a promoção de conhecimentos plurais. Contudo, a estratégia adotada para a reformulação curricular desses cursos, que se fundamentou em práticas padronizadas e focadas no cumprimento da legislação, sem uma análise mais profunda sobre o aspecto social da extensão, resultou em uma matriz curricular com poucas modificações e que priorizou a reorganização das disciplinas para possibilitar a carga horária destinada à extensão. Outrossim, as adaptações curriculares durante a realização do curso, visando adequar à realidade dos estudantes, poderão promover elementos democráticos e a valorização da voz do estudante, resultando em transformações curriculares mais significativas.;
Abstract The curricularization of university extension, although marked from the National Education Plan (2001-2010), was not effective until 2019, with Resolution No. 7/2018 - which established the Guidelines for Extension in Brazilian Higher Education - being the milestone for its implementation. From then on, research into the curricularization of extension began to consider new factors and, as extension was implemented in curricula, research spaces expanded. Undergraduate curricula have been permeated by new guidelines, such as CNE/CP Resolution No. 2/2019 - which defined the National Curricular Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education and established the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers. Based on these documents - which resulted in changes to the curricula of degree courses - this research focuses on university extension and its relationship with the curriculum of three degree courses in Mathematics at the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT). The impacts on the promotion of specific and pedagogical knowledge in these courses are investigated, given the demand for the curricularization of extension. The study considers the defense and relevance of the knowledge addressed in teacher training, especially with regard to Michael Young's powerful knowledge. The methodological approach chosen is qualitative and exploratorydescriptive, using a multiple case study, with each course analyzed as a distinct case. The sources of evidence included interviews, documentation and bibliographic research. In analyzing and interpreting the data, the analytical technique of cross-case synthesis and content analysis was used. The thesis defended is that the inclusion of extension in the curricula of IFMT degree courses in Mathematics will create opportunities for the integration and valorization of specific and pedagogical knowledge, intertwined with the graduate's performance at school, which will also become a space for the promotion of plural knowledge. However, the strategy adopted for the curricular reformulation of these courses, which was based on standardized practices focused on compliance with legislation, without a deeper analysis of the social aspect of extension, resulted in a curricular matrix with few modifications and which prioritized the reorganization of subjects to allow for the workload allocated to extension. Furthermore, curricular adaptations during the course, aiming to adapt to the students' reality, can promote democratic elements and the appreciation of the student's voice, resulting in more significant curricular transformations.;
Palavras-chave Curricularização da extensão; Conhecimento poderoso; Currículo; Licenciatura em Matemática; Extension curricularization; Powerful knowledge; Curriculum; Mathematics degree;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-02-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13709;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística