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Interfaces de desigualdades educacionais e sociodemográficas: o enfrentamento à exclusão escolar na rede municipal de ensino de São Leopoldo/R

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Autor Souza, Henrique de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6359057353090832;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Interfaces de desigualdades educacionais e sociodemográficas: o enfrentamento à exclusão escolar na rede municipal de ensino de São Leopoldo/R;
Resumo Este estudo tem como objetivo compreender os efeitos das desigualdades educacionais e sociodemográficas na exclusão escolar, considerando as práticas de gestão educacional e escolar para o seu enfrentamento, e na negação da garantia ao direto à educação básica nos diferentes territórios do município de São Leopoldo/RS. Situa-se no campo da Gestão da Educação e das Políticas Educacionais. As desigualdades sociodemográficas têm sido apontadas como elementos-chave para uma leitura contextualizada dos indicadores educacionais. Por outro lado, também as práticas e políticas de gestão educacional e escolar oferecem elementos de leitura das estratégias adotadas para o enfrentamento à exclusão escolar e a garantia do direito à educação. O conjunto de pressupostos epistemológicos e teóricometodológicos que orienta a investigação tem natureza crítica e dialética. Para tanto, a metodologia histórico-crítica é considerada fundamento da pesquisa. Além disso, o Ciclo de Políticas é apresentado como referência teórico-metodológica para a análise. O município de São Leopoldo demonstrou especial preocupação com o enfrentamento à exclusão escolar na Rede Pública Municipal de Ensino, sobretudo no período da pandemia de Covid-19. Esse motivo nos levou a investigar indicadores educacionais das 36 escolas de ensino fundamental da rede. Nesse sentido, o estudo propõe como alternativa de indicador um índice de enfrentamento à exclusão escolar. A análise desses indicadores foi realizada de forma articulada com os indicadores sociodemográficos que caracterizam os bairros onde estão situadas as escolas. Para a análise das políticas e práticas de gestão educacional e escolar para o enfrentamento à exclusão, recorremos ao Ciclo de Políticas, que nos oferece elementos de análise do contexto da prática e dos resultados. O estudo concluiu que as desigualdades educacionais e os processos de exclusão expressos nos indicadores educacionais sofrem o efeito das desigualdades sociodemográficas dos territórios onde as escolas estão situadas, o que demonstra que esses elementos devem ser considerados para uma compreensão crítica dos indicadores educacionais e na formulação de políticas educacionais. Com relação às práticas de gestão para o enfrentamento à exclusão, foram identificadas diferentes concepções de práticas, ora mais relacionadas com o protagonismo da escola na garantia do direito à educação, ora mais relacionadas à responsabilização dos sujeitos de direito da educação pelas suas próprias trajetórias. A tese que defendemos é de que há uma forte influência dasdesigualdades sociodemográficas no aprofundamento das desigualdades educacionais e na produção de processos de exclusão escolar e de privação do direito à educação.;
Abstract Este estudio tiene como objetivo comprender los efectos de las desigualdades educativas y sociodemográficas en la exclusión escolar, considerando las prácticas de gestión educativa y escolar para su enfrentamiento, y en la denegación de la garantía del derecho a la educación básica en los distintos territorios del municipio de São Leopoldo/RS (Río Grande do Sul). Se sitúa en el ámbito de la Gestión Educativa y las Políticas Educativas. En este sentido, las desigualdades sociodemográficas han sido señaladas como elementos clave para una lectura contextualizada de los indicadores educativos. Por otro lado, las prácticas y políticas de gestión educativa y escolar también ofrecen elementos para interpretar las estrategias adoptadas para combatir la exclusión escolar y garantizar el derecho a la educación. El conjunto de presupuestos epistemológicos y teórico-metodológicos que orienta la investigación es de naturaleza crítica y dialéctica. Para ello, la metodología histórico-crítica se considera el fundamento de la investigación. Además, el Ciclo de Políticas se presenta como referente teórico-metodológico para el análisis. El municipio de São Leopoldo demostró especial preocupación por enfrentar la exclusión escolar en la Red Pública Municipal de Enseñanza, especialmente durante la pandemia de Covid-19. Esto nos llevó a investigar indicadores educativos de las 36 escuelas de enseñanza primaria de la red. Así, el estudio propone como alternativa un índice de enfrentamiento a la exclusión escolar. El análisis de estos indicadores se realizó de manera articulada con los indicadores sociodemográficos que caracterizan los barrios donde se ubican las escuelas. Para examinar las políticas y prácticas de gestión educativa y escolar destinadas a combatir la exclusión, recurrimos al Ciclo de Políticas, que proporciona elementos para analizar el contexto de la práctica y los resultados. El estudio concluyó que las desigualdades educativas y los procesos de exclusión expresados en los indicadores educativos están influenciados por las desigualdades sociodemográficas de los territorios donde se sitúan las escuelas, lo que demuestra que estos elementos deben considerarse para una comprensión crítica de los indicadores educativos y en la formulación de políticas educativas. En cuanto a las prácticas de gestión para enfrentar la exclusión, se identificaron diferentes concepciones: unas más vinculadas al protagonismo de la escuela en la garantía del derecho a la educación, y otras más relacionadas con la responsabilización de los sujetos de derecho por sus propias trayectorias educativas. La tesis que sostenemos es que existe una fuerte influencia de las desigualdades sociodemográficas en el agravamiento de las desigualdades educativas y en la producción de procesos de exclusión escolar y privación del derecho a la educación.; This study aims to understand the effects of educational and socio-demographic inequalities on school exclusion. It examines educational management practices designed to confront this issue, as well as the denial of the right to Elementary school across different territories in São Leopoldo/RS, Brazil. It is situated within the fields of Education Management and Educational Policies. Socio-demographic inequalities have been identified as key elements for contextualized interpretation of educational indicators. Furthermore, educational management practices and policies provide analytical frameworks for strategies addressing school exclusion and safeguarding the right to education. The research is guided by critical-dialectical epistemological and theoretical-methodological assumptions. Historical-critical methodology underpins the study, complemented by the Policy Cycle framework for analysis. São Leopoldo demonstrated a particular commitment to addressing school exclusion within its Municipal Public Education, especially during the COVID-19 pandemic. This motivated our investigation of educational indicators across 36 elementary schools. The study proposes a School Exclusion Index as an alternative index. Indicator analysis was integrated with socio-demographic data characterizing school neighborhoods. The Policy Cycle framework was employed to examine educational management practices and policies, providing tools to analyze practical contexts and outcomes. Findings confirm that educational inequalities and exclusion processes reflected in educational indicators are significantly influenced by territorial socio-demographic disparities. This demonstrates that these elements must be considered in any critcal understanding of educational indexes and the development of effective educational policies. Regarding management practices, two distinct approaches were identified: (1) practices emphasizing school agency in guaranteeing educational rights, and (2) approaches focusing on individual accountability of rights-holders for their educational trajectories. The thesis argues that socio-demographic inequalities profoundly intensify educational disparities and drive processes of school exclusion and educational rights deprivation.;
Palavras-chave São Leopoldo; Desigualdades; Gestão educacional; Exclusão escolar; Políticas educacionais; Gestión educativa; Exclusión escolar; Inequalities; Educational management; School exclusion; Educational policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13711;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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