Resumo:
A partir das contribuições do campo de estudos das Pedagogias Participativas
para a educação infantil, esse estudo buscou compreender o modo que os bebês e
as crianças pequenas, da faixa etária de 1 ano, de uma escola de educação infantil
pública, do município de Novo Hamburgo, se relacionam, investigam e aprendem
sobre si, sobre o outro e sobre o mundo na vida cotidiana da creche. A escola em
questão, é participante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, sendo esta uma
importante variável pedagógica para esta pesquisa. Tendo em vista o exposto, os
objetivos da investigação foram: a) identificar estudos e pesquisas existentes no
campo da Educação, cuja temática se aproxima da pesquisa pretendida, ou seja:
bebês, relações e aprendizagem, a partir da revisão integrativa; b) compreender o
modo com que os bebês e crianças pequenas se relacionam, investigam e aprendem
sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; c) assumir a pedagogia como quadro
referencial para pensar sobre os bebês na creche; d) contribuir com a abordagem
pedagógica participativa em construção do OBECI na especificidade da creche; e)
documentar densamente o cotidiano educativo do grupo de crianças da FE1, de uma
escola infantil pública e participante do OBECI; f) revisitar os “observáveis” do
cotidiano educativo em momentos de planejamento com o grupo de professores da
referida turma, a fim de apoiá-los a perceber os modos com que os bebês aprendem;
g) contribuir para o campo das Pedagogias Participativas, mais especificamente para
pedagogia da creche, a partir das narrativas e das reflexões das cenas analisadas. O
quadro teórico referencial utilizado está ancorado no campo das Pedagogias
Participativas, mais especificamente nas seguintes abordagens: Emmi Pikler; Elinor
Goldschmied; High Scope e Pedagogia-em-participação, em diálogo com a
abordagem pedagógica do OBECI. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi
desenvolvida por meio de um estudo de caso único devido ao seu caráter holístico e
à necessidade de se basear em “fontes múltiplas de evidências” (Yin, 2015). Assim, o
caso da investigação foi um grupo de 15 bebês e crianças pequenas e seus
respectivos professores, da Escola Municipal de Educação Infantil Joaninha,
integrante do OBECI. A produção de dados ocorreu no ano 2023, através de
observações in loco, registros, encontros com os professores do grupo da FE1 e
análise de documentos oficiais da escola e da Secretaria Municipal de Educação. O
método de análise foi estruturado com base nos princípios de Creswell e Creswell (2021), considerando a triangulação de dados proposta por Yin (2015). Assim,
emergiram quatro categorias analíticas: i) brincar; ii) relacionar; iii) investigar; iiii)
aprender. Com as análises, foi possível inferir a importância de definirmos uma
pedagogia autoral e intencional que possa sustentar as ações educativas
desenvolvidas na prática junto com os bebês e crianças bem pequenas. Nesse estudo,
as pedagogias participativas ganham um lugar de suma importância e visibilidade a
partir da observação atenta das ações dos bebês, para a construção de uma
pedagogia brasileira para a educação infantil.