Autor |
Focesi, Luciane Varisco; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1504423145555378; |
Orientador |
Fochi, Paulo Sergio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Bebês na creche: brincar, investigar, relacionar e aprender na perspectiva das pedagogias participativas; |
Resumo |
A partir das contribuições do campo de estudos das Pedagogias Participativas
para a educação infantil, esse estudo buscou compreender o modo que os bebês e
as crianças pequenas, da faixa etária de 1 ano, de uma escola de educação infantil
pública, do município de Novo Hamburgo, se relacionam, investigam e aprendem
sobre si, sobre o outro e sobre o mundo na vida cotidiana da creche. A escola em
questão, é participante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, sendo esta uma
importante variável pedagógica para esta pesquisa. Tendo em vista o exposto, os
objetivos da investigação foram: a) identificar estudos e pesquisas existentes no
campo da Educação, cuja temática se aproxima da pesquisa pretendida, ou seja:
bebês, relações e aprendizagem, a partir da revisão integrativa; b) compreender o
modo com que os bebês e crianças pequenas se relacionam, investigam e aprendem
sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; c) assumir a pedagogia como quadro
referencial para pensar sobre os bebês na creche; d) contribuir com a abordagem
pedagógica participativa em construção do OBECI na especificidade da creche; e)
documentar densamente o cotidiano educativo do grupo de crianças da FE1, de uma
escola infantil pública e participante do OBECI; f) revisitar os “observáveis” do
cotidiano educativo em momentos de planejamento com o grupo de professores da
referida turma, a fim de apoiá-los a perceber os modos com que os bebês aprendem;
g) contribuir para o campo das Pedagogias Participativas, mais especificamente para
pedagogia da creche, a partir das narrativas e das reflexões das cenas analisadas. O
quadro teórico referencial utilizado está ancorado no campo das Pedagogias
Participativas, mais especificamente nas seguintes abordagens: Emmi Pikler; Elinor
Goldschmied; High Scope e Pedagogia-em-participação, em diálogo com a
abordagem pedagógica do OBECI. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi
desenvolvida por meio de um estudo de caso único devido ao seu caráter holístico e
à necessidade de se basear em “fontes múltiplas de evidências” (Yin, 2015). Assim, o
caso da investigação foi um grupo de 15 bebês e crianças pequenas e seus
respectivos professores, da Escola Municipal de Educação Infantil Joaninha,
integrante do OBECI. A produção de dados ocorreu no ano 2023, através de
observações in loco, registros, encontros com os professores do grupo da FE1 e
análise de documentos oficiais da escola e da Secretaria Municipal de Educação. O
método de análise foi estruturado com base nos princípios de Creswell e Creswell (2021), considerando a triangulação de dados proposta por Yin (2015). Assim,
emergiram quatro categorias analíticas: i) brincar; ii) relacionar; iii) investigar; iiii)
aprender. Com as análises, foi possível inferir a importância de definirmos uma
pedagogia autoral e intencional que possa sustentar as ações educativas
desenvolvidas na prática junto com os bebês e crianças bem pequenas. Nesse estudo,
as pedagogias participativas ganham um lugar de suma importância e visibilidade a
partir da observação atenta das ações dos bebês, para a construção de uma
pedagogia brasileira para a educação infantil.; |
Abstract |
A partir de las contribuciones del campo de estudios de las Pedagogías
Participativas para la educación infantil, este estudio ha buscado comprender el modo
que los bebés y los niños pequeños del grupo de edad de 1 año, de una escuela de
educación infantil pública, de la ciudad de Novo Hamburgo, se relacionan, investigan
y aprenden sobre sí mismos, sobre el otro y sobre el mundo en la vida cotidiana de
las parvularios. La escuela en cuestión, es participante del Observatorio de la Cultura
Infantil - OBECI, siendo una importante variable pedagógica para esta pesquisa.
Teniendo en cuenta lo que fue expuesto, los objetivos de esta investigación han sido:
a) identificar estudios y pesquisas existentes en el campo de la Educación, cuya
temática se aproxima de la pesquisa destinada, o sea: bebés, relaciones y
aprendizaje, a partir de la revisión integrativa; b) comprender el modo que los bebés y
niños se relacionan, investigan y aprenden sobre sí, sobre el otro y sobre el mundo;
c) asumir la pedagogía como cuadro referencial para pensar sobre los bebés en las
parvularios; d) contribuir con el abordaje pedagógico participativo en construcción del
OBECI en la especificidad de la parvulario; e) documentar pesadamente el cotidiano
educativo del grupo de niños de la FE1, de una escuela infantil pública y participante
del OBECI; f) revisitar los “observables” del cotidiano educativo en momentos de
planificación con el grupo de profesores de la referida clase, a fin de apoyarlos a
percibir los modos con que los bebés aprenden; g) contribuir para el campo de las
Pedagogías Participativas, especificamente para pedagogía de la parvulario, a partir
de las narrativas y reflexiones de las escenas analizadas. El cuadro teórico referencial
utilizado está ancorado en el campo de las Pedagogías Participativas,
especificamente en los siguientes abordajes: Emmi Pikler; Elinor Goldschmied; High
Scope y Pedagogía-en participación, en diálogo con el abordaje pedagógico del
OBECI. La pesquisa, de naturaleza cualitativa, ha sido desarrollada por medio de un
estudio de caso único debido a su carácter holístico y la necesidad de basarse en
“fuentes múltiplas de evidencias” (YIN, 2015). Asi, el caso de investigación ha sido un
grupo de 15 bebés y niños y sus respectivos profesores, de la Escuela Municipal de
Educación Infantil Joaninha, integrante del OBECI. La producción de datos ocurrió en
el 2023, a través de observaciones in loco, registros, encuentros con los profesores
del grupo de la FE1 y análisis de documentos oficiales de la escuela y de la Secretaría Municipal de Educación. El método de análisis ha sido estructurado con base en los
principios de Creswell y Creswell (2021), considerando la triangulación de datos
propuesta por Yin (2015). Así, surgieron cuatro categorías analíticas: i) jugar; ii) relatar;
iii) investigar; iiii) aprender. Con los análisis, ha sido posible inferir la importancia de
definirmos una pedagogía autoral e intencional que pueda sostener las acciones
educativas desarrolladas en la práctica junto con los bebés y niños muy pequeños. En
ese estudio, las pedagogías participativas ganan un lugar de suma importancia y
visibilidad a partir de la observación atenta de las acciones de los bebés, para la
construcción de una pedagogía brasileña para la educación infantil.; |
Palavras-chave |
Educação infantil; Creche; Pedagogias participativas; Bebês; Estudo de caso; Educación infantil; Parvulario; Pedagogías participativas; Bebés; Estudio de caso; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-28; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13718; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |