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Bebês na creche: brincar, investigar, relacionar e aprender na perspectiva das pedagogias participativas

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Autor Focesi, Luciane Varisco;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1504423145555378;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Bebês na creche: brincar, investigar, relacionar e aprender na perspectiva das pedagogias participativas;
Resumo A partir das contribuições do campo de estudos das Pedagogias Participativas para a educação infantil, esse estudo buscou compreender o modo que os bebês e as crianças pequenas, da faixa etária de 1 ano, de uma escola de educação infantil pública, do município de Novo Hamburgo, se relacionam, investigam e aprendem sobre si, sobre o outro e sobre o mundo na vida cotidiana da creche. A escola em questão, é participante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, sendo esta uma importante variável pedagógica para esta pesquisa. Tendo em vista o exposto, os objetivos da investigação foram: a) identificar estudos e pesquisas existentes no campo da Educação, cuja temática se aproxima da pesquisa pretendida, ou seja: bebês, relações e aprendizagem, a partir da revisão integrativa; b) compreender o modo com que os bebês e crianças pequenas se relacionam, investigam e aprendem sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; c) assumir a pedagogia como quadro referencial para pensar sobre os bebês na creche; d) contribuir com a abordagem pedagógica participativa em construção do OBECI na especificidade da creche; e) documentar densamente o cotidiano educativo do grupo de crianças da FE1, de uma escola infantil pública e participante do OBECI; f) revisitar os “observáveis” do cotidiano educativo em momentos de planejamento com o grupo de professores da referida turma, a fim de apoiá-los a perceber os modos com que os bebês aprendem; g) contribuir para o campo das Pedagogias Participativas, mais especificamente para pedagogia da creche, a partir das narrativas e das reflexões das cenas analisadas. O quadro teórico referencial utilizado está ancorado no campo das Pedagogias Participativas, mais especificamente nas seguintes abordagens: Emmi Pikler; Elinor Goldschmied; High Scope e Pedagogia-em-participação, em diálogo com a abordagem pedagógica do OBECI. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único devido ao seu caráter holístico e à necessidade de se basear em “fontes múltiplas de evidências” (Yin, 2015). Assim, o caso da investigação foi um grupo de 15 bebês e crianças pequenas e seus respectivos professores, da Escola Municipal de Educação Infantil Joaninha, integrante do OBECI. A produção de dados ocorreu no ano 2023, através de observações in loco, registros, encontros com os professores do grupo da FE1 e análise de documentos oficiais da escola e da Secretaria Municipal de Educação. O método de análise foi estruturado com base nos princípios de Creswell e Creswell (2021), considerando a triangulação de dados proposta por Yin (2015). Assim, emergiram quatro categorias analíticas: i) brincar; ii) relacionar; iii) investigar; iiii) aprender. Com as análises, foi possível inferir a importância de definirmos uma pedagogia autoral e intencional que possa sustentar as ações educativas desenvolvidas na prática junto com os bebês e crianças bem pequenas. Nesse estudo, as pedagogias participativas ganham um lugar de suma importância e visibilidade a partir da observação atenta das ações dos bebês, para a construção de uma pedagogia brasileira para a educação infantil.;
Abstract A partir de las contribuciones del campo de estudios de las Pedagogías Participativas para la educación infantil, este estudio ha buscado comprender el modo que los bebés y los niños pequeños del grupo de edad de 1 año, de una escuela de educación infantil pública, de la ciudad de Novo Hamburgo, se relacionan, investigan y aprenden sobre sí mismos, sobre el otro y sobre el mundo en la vida cotidiana de las parvularios. La escuela en cuestión, es participante del Observatorio de la Cultura Infantil - OBECI, siendo una importante variable pedagógica para esta pesquisa. Teniendo en cuenta lo que fue expuesto, los objetivos de esta investigación han sido: a) identificar estudios y pesquisas existentes en el campo de la Educación, cuya temática se aproxima de la pesquisa destinada, o sea: bebés, relaciones y aprendizaje, a partir de la revisión integrativa; b) comprender el modo que los bebés y niños se relacionan, investigan y aprenden sobre sí, sobre el otro y sobre el mundo; c) asumir la pedagogía como cuadro referencial para pensar sobre los bebés en las parvularios; d) contribuir con el abordaje pedagógico participativo en construcción del OBECI en la especificidad de la parvulario; e) documentar pesadamente el cotidiano educativo del grupo de niños de la FE1, de una escuela infantil pública y participante del OBECI; f) revisitar los “observables” del cotidiano educativo en momentos de planificación con el grupo de profesores de la referida clase, a fin de apoyarlos a percibir los modos con que los bebés aprenden; g) contribuir para el campo de las Pedagogías Participativas, especificamente para pedagogía de la parvulario, a partir de las narrativas y reflexiones de las escenas analizadas. El cuadro teórico referencial utilizado está ancorado en el campo de las Pedagogías Participativas, especificamente en los siguientes abordajes: Emmi Pikler; Elinor Goldschmied; High Scope y Pedagogía-en participación, en diálogo con el abordaje pedagógico del OBECI. La pesquisa, de naturaleza cualitativa, ha sido desarrollada por medio de un estudio de caso único debido a su carácter holístico y la necesidad de basarse en “fuentes múltiplas de evidencias” (YIN, 2015). Asi, el caso de investigación ha sido un grupo de 15 bebés y niños y sus respectivos profesores, de la Escuela Municipal de Educación Infantil Joaninha, integrante del OBECI. La producción de datos ocurrió en el 2023, a través de observaciones in loco, registros, encuentros con los profesores del grupo de la FE1 y análisis de documentos oficiales de la escuela y de la Secretaría Municipal de Educación. El método de análisis ha sido estructurado con base en los principios de Creswell y Creswell (2021), considerando la triangulación de datos propuesta por Yin (2015). Así, surgieron cuatro categorías analíticas: i) jugar; ii) relatar; iii) investigar; iiii) aprender. Con los análisis, ha sido posible inferir la importancia de definirmos una pedagogía autoral e intencional que pueda sostener las acciones educativas desarrolladas en la práctica junto con los bebés y niños muy pequeños. En ese estudio, las pedagogías participativas ganan un lugar de suma importancia y visibilidad a partir de la observación atenta de las acciones de los bebés, para la construcción de una pedagogía brasileña para la educación infantil.;
Palavras-chave Educação infantil; Creche; Pedagogias participativas; Bebês; Estudo de caso; Educación infantil; Parvulario; Pedagogías participativas; Bebés; Estudio de caso;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13718;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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