Autor |
Aires, Janaina Maria Andrade; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0266792882870843; |
Orientador |
Milan, Gabriel Sperandio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1063672354605352; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fatores determinantes do sentimento de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza; |
Resumo |
O turismo baseado na natureza vem se tornando um segmento em crescimento em
todo o mundo, isto porque desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de
vida e bem-estar dos turistas. Sendo assim, o objetivo de deste estudo foi o de
propor e validar um Modelo Teórico, testando fatores determinantes do sentimento
de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza, o qual
contemplou os construtos imagem do destino turístico, consciência ecológica do
turista, qualidade dos serviços, satisfação do turista e comunicação boca a boca,
bem como analisar o efeito moderador do engajamento do turista na relação entre a
sua satisfação e o seu sentimento de bem-estar com o destino turístico. Para tanto,
a pesquisa foi operacionalizada por meio de uma pesquisa do tipo survey com uma
amostra de 339 turistas que visitaram a região do Jalapão, principal destino turístico
de natureza do Estado do Tocantins (TO). Como procedimento para análise dos
dados, foi utilizada a análise de dados multivariada, com o emprego da técnica de
Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados do estudo mostram um forte
poder explicativo do Modelo Teórico proposto (R2 = 0,997), além de indicar que os
construtos investigados são, de fato, determinantes do sentimento de bem-estar dos
turistas com o destino de natureza investigado. As descobertas oferecem
informações importantes e implicações para a teoria e para prática do turismo, que
podem contribuir para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços mais assertivos
ou para a criação de experiências significativas para os turistas, gerando, assim,
maior satisfação e iniciativas de comunicação boca a boca positivas principalmente
por meio do alto engajamento dos turistas.; |
Abstract |
Nature-based tourism has become a growing segment around the world, because it
plays a vital role in improving the quality of life and well-being of tourists. Therefore,
the objective of this study was to propose and validate a Theoretical Model, testing
factors determining tourists’ feelings of well-being in relation to a natural tourist
destination, which included the constructs tourist destination image, tourist ecological
awareness, service quality, tourist satisfaction and word of mouth communication, as
well as analyzing the moderating effect of tourist engagement on the relationship
between their satisfaction and their feeling of well-being with the tourist destination.
To this end, the research was operationalized through a survey with a sample of 339
tourists who visited the Jalapão region, the main nature tourist destination in the
State of Tocantins (TO). As a procedure for data analysis, multivariate data analysis
was used, using the Structural Equation Modeling technique. The results of the study
show a strong explanatory power of the proposed Theoretical Model (R2 = 0.997), in
addition to indicating that the investigated constructs are, in fact, determinants of
tourists' feeling of well-being with the investigated nature destination. The findings
contain important information and implications for tourism theory and practice, which
can contribute to the development of more assertive products and/or services or to
the creation of meaningful experiences for tourists, thus generating greater
satisfaction and initiatives positive word-of-mouth communication mainly by means
high tourist engagement.; |
Palavras-chave |
Consciência ecológica; Imagem do destino; Qualidade dos serviços; Satisfação de clientes; Engajamento; Comunicação boca a boca; Bem-estar; Ecological awareness; Destination image; Service quality; Customer satisfaction; Engagement; Word-of-mouth; Well-being; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-06-12; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13742; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |