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Fatores determinantes do sentimento de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza

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Autor Aires, Janaina Maria Andrade;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0266792882870843;
Orientador Milan, Gabriel Sperandio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1063672354605352;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Fatores determinantes do sentimento de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza;
Resumo O turismo baseado na natureza vem se tornando um segmento em crescimento em todo o mundo, isto porque desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos turistas. Sendo assim, o objetivo de deste estudo foi o de propor e validar um Modelo Teórico, testando fatores determinantes do sentimento de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza, o qual contemplou os construtos imagem do destino turístico, consciência ecológica do turista, qualidade dos serviços, satisfação do turista e comunicação boca a boca, bem como analisar o efeito moderador do engajamento do turista na relação entre a sua satisfação e o seu sentimento de bem-estar com o destino turístico. Para tanto, a pesquisa foi operacionalizada por meio de uma pesquisa do tipo survey com uma amostra de 339 turistas que visitaram a região do Jalapão, principal destino turístico de natureza do Estado do Tocantins (TO). Como procedimento para análise dos dados, foi utilizada a análise de dados multivariada, com o emprego da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados do estudo mostram um forte poder explicativo do Modelo Teórico proposto (R2 = 0,997), além de indicar que os construtos investigados são, de fato, determinantes do sentimento de bem-estar dos turistas com o destino de natureza investigado. As descobertas oferecem informações importantes e implicações para a teoria e para prática do turismo, que podem contribuir para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços mais assertivos ou para a criação de experiências significativas para os turistas, gerando, assim, maior satisfação e iniciativas de comunicação boca a boca positivas principalmente por meio do alto engajamento dos turistas.;
Abstract Nature-based tourism has become a growing segment around the world, because it plays a vital role in improving the quality of life and well-being of tourists. Therefore, the objective of this study was to propose and validate a Theoretical Model, testing factors determining tourists’ feelings of well-being in relation to a natural tourist destination, which included the constructs tourist destination image, tourist ecological awareness, service quality, tourist satisfaction and word of mouth communication, as well as analyzing the moderating effect of tourist engagement on the relationship between their satisfaction and their feeling of well-being with the tourist destination. To this end, the research was operationalized through a survey with a sample of 339 tourists who visited the Jalapão region, the main nature tourist destination in the State of Tocantins (TO). As a procedure for data analysis, multivariate data analysis was used, using the Structural Equation Modeling technique. The results of the study show a strong explanatory power of the proposed Theoretical Model (R2 = 0.997), in addition to indicating that the investigated constructs are, in fact, determinants of tourists' feeling of well-being with the investigated nature destination. The findings contain important information and implications for tourism theory and practice, which can contribute to the development of more assertive products and/or services or to the creation of meaningful experiences for tourists, thus generating greater satisfaction and initiatives positive word-of-mouth communication mainly by means high tourist engagement.;
Palavras-chave Consciência ecológica; Imagem do destino; Qualidade dos serviços; Satisfação de clientes; Engajamento; Comunicação boca a boca; Bem-estar; Ecological awareness; Destination image; Service quality; Customer satisfaction; Engagement; Word-of-mouth; Well-being;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-06-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13742;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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