Resumo:
A dissertação objetivou analisar os desafios e possibilidades que se fazem presentes no desenvolvimento de um laboratório em realidade virtual em um curso de cuidador de idoso em uma instituição de educação de nível técnico privada, vocacionada para a área da saúde. Neste estudo foi considerada a triangulação dos dados, mediante a análise de documentos (análise documental), visita técnica a um espaço referência de cuidado ao idoso (análise observacional) e entrevistas semiestruturadas (quanto ao procedimento). Os resultados foram organizados com a categorização, destacando o perfil dos participantes, os desafios na atuação do cuidador, os desafios ao integrar tecnologias no curso Cuidador de Idosos, os benefícios com a implementação de um laboratório em realidade virtual e os elementos e temática a serem utilizados no laboratório. A proposta de intervenção consiste em um projeto descritivo de implementação do LAB da Longevidade, utilizando como base o documento de pedido de objeto de Aprendizagem usado na própria instituição onde a pesquisa foi realizada. A escolha desse modelo se deu para que o projeto possa ser absorvido pela instituição e implementado a partir do trabalho apresentado, mas nada o impede de ser explorado por outras instituições que acreditam nessa proposta. Em conclusão, as contribuições desta pesquisa destacam a importância da integração de tecnologias, como a realidade virtual, no processo de capacitação de cuidadores de pessoas idosas. As descobertas não só ajudam a entender os benefícios dessa tecnologia, mas também abrem caminho para a implementação de um modelo de ensino inovador, inclusivo e acessível.