Autor |
Alalan, Carine Pereira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1197648047778432; |
Orientador |
Stadtlober, Cláudia de Salles; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4730010148724067; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
LAB da longevidade: um laboratório em realidade virtual para ensino na prática de cuidadores de pessoas idosas; |
Resumo |
A dissertação objetivou analisar os desafios e possibilidades que se fazem presentes no desenvolvimento de um laboratório em realidade virtual em um curso de cuidador de idoso em uma instituição de educação de nível técnico privada, vocacionada para a área da saúde. Neste estudo foi considerada a triangulação dos dados, mediante a análise de documentos (análise documental), visita técnica a um espaço referência de cuidado ao idoso (análise observacional) e entrevistas semiestruturadas (quanto ao procedimento). Os resultados foram organizados com a categorização, destacando o perfil dos participantes, os desafios na atuação do cuidador, os desafios ao integrar tecnologias no curso Cuidador de Idosos, os benefícios com a implementação de um laboratório em realidade virtual e os elementos e temática a serem utilizados no laboratório. A proposta de intervenção consiste em um projeto descritivo de implementação do LAB da Longevidade, utilizando como base o documento de pedido de objeto de Aprendizagem usado na própria instituição onde a pesquisa foi realizada. A escolha desse modelo se deu para que o projeto possa ser absorvido pela instituição e implementado a partir do trabalho apresentado, mas nada o impede de ser explorado por outras instituições que acreditam nessa proposta. Em conclusão, as contribuições desta pesquisa destacam a importância da integração de tecnologias, como a realidade virtual, no processo de capacitação de cuidadores de pessoas idosas. As descobertas não só ajudam a entender os benefícios dessa tecnologia, mas também abrem caminho para a implementação de um modelo de ensino inovador, inclusivo e acessível.; |
Abstract |
The dissertation aimed to analyze the challenges and possibilities that are present in the development of a virtual reality laboratory in a course for elderly caregivers in a private technical education institution focused on the health area. In this study, data triangulation was considered, through document analysis (document analysis), technical visit to a reference space for elderly care (observational analysis) and semi-structured interviews (regarding the procedure). The results were organized with categorization, highlighting the profile of the participants, the challenges in the caregiver's performance, the challenges in integrating technologies in the Elderly Care course, the benefits of implementing a virtual reality laboratory and the elements and themes to be used in the laboratory. The intervention proposal consists of a descriptive project for the implementation of the Longevity LAB, using as a basis the Learning Object Request document used in the institution where the research was conducted. This model was chosen so that the project can be absorbed by the institution and implemented based on the work presented, but nothing prevents it from being explored by other institutions that believe in this proposal. In conclusion, the contributions of this research highlight the importance of integrating technologies, such as virtual reality, into the training process for caregivers of elderly people. The findings not only help to understand the benefits of this technology, but also pave the way for the implementation of an innovative, inclusive and accessible teaching model.; |
Palavras-chave |
Cuidador de pessoa idosa; Realidade virtual; Tecnologia educacional; Ensino e aprendizagem; Elderly caregiver; Virtual reality; Educational technology; Teaching and learning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-15; |
Agência de fomento |
Fecomércio; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13764; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |