Resumo:
Esta dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Gestão Escolar e Universitária, no curso Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, objetiva investigar como o brincar e o tempo na Educação Infantil são tratados nas pesquisas acadêmicas. Para isso, realizou uma busca investigativa no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), constituindo-se como uma revisão de literatura. O material empírico resultante dessa busca é composto por sete pesquisas, que forneceram subsídios para as duas categorias de análise: o brincar como momento livre e pedagógico com as crianças e o tempo como o vivido e o experienciado nas instituições de Educação Infantil, em seus múltiplos espaços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise de dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo (Caregnato; Mutti, 2006). Para a análise do material, a investigação apoiou-se na perspectiva teórica sobre o brincar, com referências de cunho sociológico, como Brougère (1995; 2014); Santos, Tomazzetti e Marcolino (2022); e Silva (2021). Em relação ao tempo em conversação com a escola de Educação Infantil, composta por crianças, infâncias, professoras, sujeitos e práticas pedagógicas, fundamenta-se em Barbosa (2006; 2013); Lima (2023; 2024); Moruzzi (2022); Masschelein e Simons (2013); Araújo, Costa e Frota (2021); Dário Junior e Silva (2018); Fochi (2020); Kohan (2003), entre outros. Utilizou, também, documentos que regem a Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2018), problematizando o brincar e o tempo nas instituições que atendem a essa etapa da Educação Básica brasileira. O estudo apresenta, como produto final, um catálogo de referências bibliográficas utilizadas na pesquisa desenvolvida e nas pesquisas analisadas, visando à formação profissional de professores(as) e pesquisadores(as) na área da Educação Infantil. A pesquisa revelou uma preocupação tanto prática quanto teórica, verificada na busca por formações acadêmicas e profissionais ligadas à área da Educação Infantil; na procura por diálogos com o grupo de trabalho no intuito de averiguarem-se novas práticas pedagógicas e oportunizarem-se novos modos de pensar o tempo e o brincar com as crianças; e na atenção a vivências e experiências com as crianças, ao diálogo, à escuta e aos tempos que habitam a instituição destinada à Educação Infantil. Concluiu-se que, para qualificar o brincar e o tempo na Educação Infantil, é preciso dialogar, pesquisar e atualizar-se, de modo contínuo, sobre esse tema.