Autor |
Santos, Graziela Teresinha dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8943501840545680; |
Orientador |
Campesato, Maria Alice Gouvêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9897979825509641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O brincar e o tempo na educação infantil: uma revisão de literatura sobre o tema; |
Resumo |
Esta dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Gestão Escolar e Universitária, no curso Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, objetiva investigar como o brincar e o tempo na Educação Infantil são tratados nas pesquisas acadêmicas. Para isso, realizou uma busca investigativa no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), constituindo-se como uma revisão de literatura. O material empírico resultante dessa busca é composto por sete pesquisas, que forneceram subsídios para as duas categorias de análise: o brincar como momento livre e pedagógico com as crianças e o tempo como o vivido e o experienciado nas instituições de Educação Infantil, em seus múltiplos espaços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise de dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo (Caregnato; Mutti, 2006). Para a análise do material, a investigação apoiou-se na perspectiva teórica sobre o brincar, com referências de cunho sociológico, como Brougère (1995; 2014); Santos, Tomazzetti e Marcolino (2022); e Silva (2021). Em relação ao tempo em conversação com a escola de Educação Infantil, composta por crianças, infâncias, professoras, sujeitos e práticas pedagógicas, fundamenta-se em Barbosa (2006; 2013); Lima (2023; 2024); Moruzzi (2022); Masschelein e Simons (2013); Araújo, Costa e Frota (2021); Dário Junior e Silva (2018); Fochi (2020); Kohan (2003), entre outros. Utilizou, também, documentos que regem a Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2018), problematizando o brincar e o tempo nas instituições que atendem a essa etapa da Educação Básica brasileira. O estudo apresenta, como produto final, um catálogo de referências bibliográficas utilizadas na pesquisa desenvolvida e nas pesquisas analisadas, visando à formação profissional de professores(as) e pesquisadores(as) na área da Educação Infantil. A pesquisa revelou uma preocupação tanto prática quanto teórica, verificada na busca por formações acadêmicas e profissionais ligadas à área da Educação Infantil; na procura por diálogos com o grupo de trabalho no intuito de averiguarem-se novas práticas pedagógicas e oportunizarem-se novos modos de pensar o tempo e o brincar com as crianças; e na atenção a vivências e experiências com as crianças, ao diálogo, à escuta e aos tempos que habitam a instituição destinada à Educação Infantil. Concluiu-se que, para qualificar o brincar e o tempo na Educação Infantil, é preciso dialogar, pesquisar e atualizar-se, de modo contínuo, sobre esse tema.; |
Abstract |
Esta disertación, desarrollada por la línea de Investigación en Gestión Escolar y Universitaria, del curso Mestrado Profissional en Gestão Educacional de la Universidade do Vale do Rio dos Sinos, tiene como objetivo investigar como el jugar y el tiempo la Educación Infantil son tratados en las investigaciones académicas. Para ello, se realizó una búsqueda investigativa en las siguientes bases de datos: el Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) y la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), del Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), constituyéndose como una revisión de literatura. El material empírico que resultó de esa búsqueda es compuesto por siete investigaciones, que proveyeron subsidios para las dos categorías de análisis: el jugar como momento libre y pedagógico con los niños y el tiempo como el vivido y el experimentado en las instituciones de Educación Infantil, en sus múltiples espacios. Se trata de una investigación cualitativa, cuyo análisis de datos fue realizado por medio del método de análisis de contenido (Caregnato; Mutti, 2006). Para el análisis del material, el trabajo investigativo se apoyó en la perspectiva teórica sobre el jugar, con referencias de carácter sociológico con Brougère (1995; 2014); Santos, Tomazzetti e Marcolino (2022); y Silva (2021). En relación con el tiempo en conversación con la escuela de Educación Infantil, compuesta por niños, infancias, profesoras, sujetos y prácticas pedagógicas, se fundamenta en Barbosa (2006; 2013); Lima (2023; 2024); Moruzzi (2022); Masschelein y Simons (2013); Araújo, Costa y Frota (2021); Dário Junior y Silva (2018); Fochi (2020); Kohan (2003), entre otros. También se utilizó documentos que rigen la Educación Infantil, como las Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) y la Base Nacional Comum Curricular (2018), problematizando el jugar y el tiempo en las instituciones que atienden esta etapa de la Educación Básica brasileña. El estudio presenta, como producto final, un catálogo de referencias bibliográficas utilizadas en la investigación desarrollada y en las investigaciones analizadas, con el objetivo de contribuir a la formación profesional de docentes e investigadores(as) en el área de la Educación Infantil. La pesquisa reveló una preocupación tanto práctica como teórica, evidenciada en la búsqueda de formaciones académicas y profesionales vinculadas al área de la Educación Infantil; en la búsqueda de diálogos con el grupo de trabajo con el fin de explorar nuevas prácticas pedagógicas y posibilitar nuevas formas de pensar el tiempo y el jugar con los niños; y en la atención a vivencias y experiencias con los niños, al diálogo, a la escucha y a los tiempos que habitan la institución destinada a la Educación Infantil. Se concluyó que, para cualificar el jugar y el tiempo en la Educación Infantil, es necesario dialogar, investigar y actualizarse de manera continua sobre esa temática.; |
Palavras-chave |
Brincar; Tempo; Educação infantil; Crianças; Revisão de literatura; Jugar; Tiempo; Educación infantil; Niños; Revisión de literatura; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-28; |
Agência de fomento |
Prefeitura Municipal de São Leopoldo; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13767; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |