Resumo:
Esta dissertação busca investigar os efeitos das formações do
Programa Alfabetiza+POA nas práticas dos gestores pedagógicos no que diz
respeito à alfabetização. Para tal, apresenta um estudo desenvolvido com
o grupo de supervisoras dos anos iniciais que, prioritariamente, também
eram as responsáveis pelas turmas de alfabetização das escolas da Rede
Municipal de Ensino de Porto Alegre. A partir de um ano de implementação
do referido Programa, esta pesquisa voltou-se à compreensão e análise de
que modo as formações e outras ações oferecidas tinham impactado na
rotina dessas gestoras. Inicialmente é apresentado um panorama nacional
com programas e políticas públicas voltadas à alfabetização e, a partir de
um recorte, a pesquisa se detém mais no programa municipal já exposto.
Como ferramenta metodológica foi utilizado o questionário estruturado. A
partir do material produzido pelas supervisoras foram elaboradas
categorias analíticas sendo elas: as atribuições do cargo de supervisora; a
profissionalização da supervisão escolar; o tempo na e para a escola; a
formação continuada e a gestão educacional e política. Para olhar para tais
categorias utilizou-se das lentes de autores que trabalham com a
supervisão escolar e suas funções e autores pós-críticos como Michel
Foucault, Stephen Ball, Viviane Klaus, Alfredo Veiga-Neto e Zygmunt
Baumann. Conclui ao final deste estudo que as supervisoras demonstraram
estar mais cientes de suas atribuições e, portanto, mais comprometidas
com seu grupo de professores. Em função disso a sensação de celeridade
na passagem do tempo na contemporaneidade, causa angústia por não
permitir que sejam executadas todas as ações que elas gostariam,
sobretudo, aquelas que envolvem a formação continuada. Derivado deste
mestrado profissional foi elaborado um produto direcionado aos
supervisores que consiste em um percurso formativo visando auxiliar na
formação dos professores em suas diferentes etapas profissionais. Tal
material foi estruturado a partir dos estudos de António Nóvoa sobre a
profissionalização docente e considera quatro percursos formativos focando em diferentes dimensões da carreira profissional de um(a)
professor(a).