RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Efeitos do programa Alfabetiza+POA nas práticas de Gestão Pedagógica em turmas de alfabetização

Mostrar registro simples

Autor Piazza, Iara Barata Collet;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5329941094675729;
Orientador Campesato, Maria Alice Gouvêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9897979825509641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Efeitos do programa Alfabetiza+POA nas práticas de Gestão Pedagógica em turmas de alfabetização;
Resumo Esta dissertação busca investigar os efeitos das formações do Programa Alfabetiza+POA nas práticas dos gestores pedagógicos no que diz respeito à alfabetização. Para tal, apresenta um estudo desenvolvido com o grupo de supervisoras dos anos iniciais que, prioritariamente, também eram as responsáveis pelas turmas de alfabetização das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A partir de um ano de implementação do referido Programa, esta pesquisa voltou-se à compreensão e análise de que modo as formações e outras ações oferecidas tinham impactado na rotina dessas gestoras. Inicialmente é apresentado um panorama nacional com programas e políticas públicas voltadas à alfabetização e, a partir de um recorte, a pesquisa se detém mais no programa municipal já exposto. Como ferramenta metodológica foi utilizado o questionário estruturado. A partir do material produzido pelas supervisoras foram elaboradas categorias analíticas sendo elas: as atribuições do cargo de supervisora; a profissionalização da supervisão escolar; o tempo na e para a escola; a formação continuada e a gestão educacional e política. Para olhar para tais categorias utilizou-se das lentes de autores que trabalham com a supervisão escolar e suas funções e autores pós-críticos como Michel Foucault, Stephen Ball, Viviane Klaus, Alfredo Veiga-Neto e Zygmunt Baumann. Conclui ao final deste estudo que as supervisoras demonstraram estar mais cientes de suas atribuições e, portanto, mais comprometidas com seu grupo de professores. Em função disso a sensação de celeridade na passagem do tempo na contemporaneidade, causa angústia por não permitir que sejam executadas todas as ações que elas gostariam, sobretudo, aquelas que envolvem a formação continuada. Derivado deste mestrado profissional foi elaborado um produto direcionado aos supervisores que consiste em um percurso formativo visando auxiliar na formação dos professores em suas diferentes etapas profissionais. Tal material foi estruturado a partir dos estudos de António Nóvoa sobre a profissionalização docente e considera quatro percursos formativos focando em diferentes dimensões da carreira profissional de um(a) professor(a).;
Abstract This Dissertation seeks to investigate the effects of the Alfabetiza+POA Program training on the practices of pedagogical managers with regard to literacy. To this end, it presents a study developed with a group of supervisors from the initial years who, primarily, were also responsible for the literacy classes at schools in the Municipal Education Network of Porto Alegre. After a year of implementation of the aforementioned Program, this research focused on understanding and analyzing how the training and other actions offered had impacted the routine of these managers. Initially, a national panorama is presented with programs and public policies aimed at literacy and, from a perspective, the research focuses more on the municipal program already exposed. The structured questionnaire was used as a methodological tool. Based on the supervisors' statements, analytical categories were created, namely: the duties of the supervisor's position; the professionalization of school supervision; time to and from school; continuing training and educational and political management. To look at such categories, we used the lenses of authors who work with school supervision and its functions and postcritical authors such as Michel Foucault, Stephen Ball, Viviane Klaus, Alfredo Veiga-Neto and Zygmunt Baumann. At the end of this study, I concluded that the supervisors demonstrated that they were more aware of their duties and, therefore, more committed to their group of teachers. As a result, the feeling of speed in the passage of time in contemporary times causes anguish as it does not allow all the actions they would like to be carried out, especially those that involve continued training. Derived from this professional master's degree, a product aimed at supervisors was created, consisting of a training path aimed at assisting in the training of teachers in their different professional stages. This material was structured based on António Nóvoa's studies on teacher professionalization and considers four training paths focusing on different dimensions of a teacher's professional career.;
Palavras-chave Supervisão escolar; Alfabetização; Práticas de Gestão Educacional; Racionalidade neoliberal; School supervision; Literacy; Educational management practices; Neoliberal rationality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-27;
Agência de fomento Secretaria de Educação de Porto Alegre;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13768;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística