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Governança de rede na educação básica: desafios, benefícios e sugestões para escolas privadas

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Autor Araujo, Karlyne Sá de Carvalho Melo Félix;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0054085094028308;
Orientador Silva, Luciana Maines da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Governança de rede na educação básica: desafios, benefícios e sugestões para escolas privadas;
Resumo A presente dissertação investiga a aplicação da governança de rede como um modelo de gestão eficaz nas escolas de educação básica da rede privada, com foco na promoção da colaboração, na inovação e na equidade no ambiente educacional. A pesquisa parte do pressuposto de que a complexidade dos desafios contemporâneos, na educação básica, requer uma abordagem integrada, capaz de coordenar eficientemente as interações entre diversos atores, como gestores, professores, alunos e comunidades. Por meio de uma revisão abrangente da literatura, o estudo analisa os principais modelos de governança de rede — incluindo a governança compartilhada, por organização líder e por Organização Administrativa de Rede (OAR) — e discute sua aplicabilidade e eficácia em diferentes contextos escolares. A dissertação identifica os benefícios significativos da governança de rede, tais como: a melhoria da qualidade educacional, flexibilidade, uso eficiente de recursos, desenvolvimento profissional, promoção da inovação, fortalecimento das relações comunitárias, apoio psicossocial e resiliência organizacional. No entanto, também são apontados desafios críticos, como a complexidade de coordenação, a necessidade de construir e manter a confiança, a desigualdade de poder e recursos, e as barreiras culturais e organizacionais. A pesquisa é complementada por uma análise das práticas de governança em redes educacionais brasileiras, exemplificando como a governança de rede pode ser utilizada para enfrentar problemas como a desigualdade de recursos e a necessidade de inovação pedagógica. Além disso, a dissertação propõe um conjunto de práticas fundamentadas para a implementação da governança de rede nas escolas de educação básica, destacando a importância da governança participativa, comunicação eficaz, formação contínua e monitoramento rigoroso. Logo, por meio de uma pesquisa bibliográfica busca-se responder como a governança de rede pode ser implementada nas escolas de educação básica privada para promover a colaboração e a inovação? Assim, o estudo conclui que a governança de rede é um modelo indispensável para a transformação da gestão educacional. A adoção desse modelo não só melhora a qualidade do ensino, mas, também, fortalece a coesão e a resiliência das instituições educacionais, preparando-as para enfrentar os desafios futuros com confiança e competência. Este trabalho, portanto, contribui significativamente para o avanço teórico e prático da governança de rede na educação básica, oferecendo subsídios valiosos para gestores educacionais, formuladores de políticas e pesquisadores.;
Abstract This dissertation investigates the application of network governance as an effective management model in private basic education schools, focusing on promoting collaboration, innovation and equity in the educational environment. The research assumes that the complexity of contemporary challenges in basic education requires an integrated approach capable of efficiently coordinating interactions between different actors, such as managers, teachers, students and communities. Through a comprehensive literature review, the study analyzes the main network governance models — including shared governance, by lead organization and by Network Administrative Organization (NAO) and discusses their applicability and effectiveness in different school contexts. The dissertation identifies the significant benefits of network governance, such as: improving educational quality, flexibility, efficient use of resources, professional development, and promotion of innovation, strengthening community relations, psychosocial support and organizational resilience. However, critical challenges are also highlighted, such as the complexity of coordination, the need to build and maintain trust, inequality of power and resources, and cultural and organizational barriers. The research is complemented by an analysis of governance practices in Brazilian educational networks, exemplifying how network governance can be used to address problems such as resource inequality and the need for pedagogical innovation. In addition, the dissertation proposes a set of well-founded practices for implementing network governance in basic education schools, highlighting the importance of participatory governance, effective communication, ongoing training, and rigorous monitoring. Therefore, through bibliographical research, it seeks to answer how network governance can be implemented in private basic education schools to promote collaboration and innovation. Thus, the study concludes that network governance is an indispensable model for the transformation of educational management. The adoption of this model not only improves the quality of teaching, but also strengthens the cohesion and resilience of educational institutions, preparing them to face future challenges with confidence and competence. This work, therefore, contributes significantly to the theoretical and practical advancement of network governance in basic education, offering valuable subsidies for educational managers, policy makers, and researchers.;
Palavras-chave Governança de rede; Educação básica; Rede privada de educação; Network governance; Basic education; Private education network;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-10-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13769;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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