Resumo:
Esta dissertação analisa como a dimensão socioafetiva dialoga com a pedagogia inaciana no projeto de vida do Ensino Médio de uma instituição confessional. O objetivo é compreender de que maneira a dimensão socioafetiva – essencial para a formação integral do estudante – é abordada nos documentos institucionais e como se manifesta na proposta de projeto de vida. A pesquisa, de caráter documental e qualitativo, concentrou-se na análise de quatro documentos da Rede Jesuíta de Educação: Projeto Educativo Comum (PEC), Projeto Político-Pedagógico (PPP), Mapa de Aprendizagem da Formação Integral (MAFI) e Companhia de Jesus: Colégios Jesuítas, uma tradição viva no século XXI. A análise revelou que os documentos apresentam elementos consistentes com a concepção de dimensão socioafetiva. Verificou-se, no entanto, a necessidade de aprofundar os conceitos que fundamentam tais elementos, buscando maior articulação entre eles e favorecendo uma integração mais efetiva da dimensão socioafetiva ao projeto de vida. Isso inclui a concretização das diretrizes expressas nos documentos quanto ao acolhimento, ao acompanhamento individualizado dos estudantes, ao estímulo ao autoconhecimento, à superação de si e à reflexão sobre o sentido e o propósito das escolhas pessoais. Ao final da pesquisa, propomos uma intervenção sob a forma de uma trilha pedagógica que articula a dimensão socioafetiva às demais dimensões da formação integral. Essa proposta baseia-se em diretrizes legais e nos princípios da pedagogia inaciana, especialmente nos Exercícios Espirituais e no MAFI, com o intuito de inspirar a elaboração do projeto de vida não apenas na instituição investigada, mas também em outras escolas da Rede Jesuíta de Educação.