Autor |
Valverde, Mara Raquel Amorim Martins; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0824496307378263; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto de vida no ensino médio: diálogos entre a dimensão socioafetiva e a pedagogia inaciana; |
Resumo |
Esta dissertação analisa como a dimensão socioafetiva dialoga com a pedagogia inaciana no projeto de vida do Ensino Médio de uma instituição confessional. O objetivo é compreender de que maneira a dimensão socioafetiva – essencial para a formação integral do estudante – é abordada nos documentos institucionais e como se manifesta na proposta de projeto de vida. A pesquisa, de caráter documental e qualitativo, concentrou-se na análise de quatro documentos da Rede Jesuíta de Educação: Projeto Educativo Comum (PEC), Projeto Político-Pedagógico (PPP), Mapa de Aprendizagem da Formação Integral (MAFI) e Companhia de Jesus: Colégios Jesuítas, uma tradição viva no século XXI. A análise revelou que os documentos apresentam elementos consistentes com a concepção de dimensão socioafetiva. Verificou-se, no entanto, a necessidade de aprofundar os conceitos que fundamentam tais elementos, buscando maior articulação entre eles e favorecendo uma integração mais efetiva da dimensão socioafetiva ao projeto de vida. Isso inclui a concretização das diretrizes expressas nos documentos quanto ao acolhimento, ao acompanhamento individualizado dos estudantes, ao estímulo ao autoconhecimento, à superação de si e à reflexão sobre o sentido e o propósito das escolhas pessoais. Ao final da pesquisa, propomos uma intervenção sob a forma de uma trilha pedagógica que articula a dimensão socioafetiva às demais dimensões da formação integral. Essa proposta baseia-se em diretrizes legais e nos princípios da pedagogia inaciana, especialmente nos Exercícios Espirituais e no MAFI, com o intuito de inspirar a elaboração do projeto de vida não apenas na instituição investigada, mas também em outras escolas da Rede Jesuíta de Educação.; |
Abstract |
This dissertation analyzes how the socio-affective dimension engages in dialogue with Ignatian pedagogy within the life project curriculum of a confessional high school. The objective is to understand how the socio-affective dimension—essential to the student's holistic formation—is addressed in institutional documents and how it is reflected in the life project proposal. This qualitative, document-based research focused on the analysis of four key documents from the Jesuit Education Network: the Common Educational Project (PEC), the Political-Pedagogical Project (PPP), the Integral Formation Learning Map (MAFI), and The Society of Jesus: Jesuit Schools, a Living Tradition in the 21st Century. The analysis revealed that these documents contain elements consistent with the concept of the socio-affective dimension. However, it also identified the need to deepen the conceptual foundations of these elements, aiming for a stronger articulation among them and a more effective integration of the socio-affective dimension into the life project. This includes implementing the guidelines expressed in the documents regarding care, individualized student guidance, the encouragement of self-knowledge, personal growth, and reflection on the meaning and purpose of personal choices. At the conclusion of the research, an intervention is proposed in the form of a pedagogical pathway that integrates the socio-affective dimension with the other dimensions of holistic formation. This proposal is grounded in legal guidelines and in the principles of Ignatian pedagogy, especially the Spiritual Exercises and the MAFI, with the aim of inspiring the development of the life project not only in the studied institution but also in other schools within the Jesuit Education Network.; |
Palavras-chave |
Dimensão socioafetiva; Pedagogia inaciana; Projeto de vida; Socio-affective dimension; Ignatian pedagogy; Life project; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13771; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |