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O plano de inovação na rede municipal de Porto Alegre: um estudo em busca das transformações pedagógicas

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Autor Pedroso, Maria Carolina Ribeiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7178602776512979;
Orientador Santini, Fernando de Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5561111957141119;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O plano de inovação na rede municipal de Porto Alegre: um estudo em busca das transformações pedagógicas;
Resumo Diante dos desafios contemporâneos da educação pública e da necessidade de alinhar práticas escolares às transformações culturais, sociais e tecnológicas do século XXI, torna-se essencial compreender como as políticas públicas voltadas à inovação se materializam no cotidiano das escolas. Este estudo teve como objetivo analisar como o Plano de Inovação da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) contribuiu para a inovação pedagógica nas escolas municipais. O referencial teórico da pesquisa aborda os conceitos de inovação pedagógica com base em autores como Cunha (2022), Moraes (1996), Fino (2011) e Behrens (1999), que compreendem a inovação como ruptura paradigmática com os modelos tradicionais de ensino. Também são discutidas as contribuições da cibercultura para a educação (Lévy, Lemos, Santos) e os paradigmas emergentes que apontam para a valorização da autonomia, do pensamento crítico e das práticas colaborativas no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso em quatro escolas, onde foram aplicadas análise documental, entrevistas semiestruturadas com diretores e professores articuladores de inovação e observação direta das salas inovadoras. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), identificando padrões e categorias temáticas. O estudo revelou que a atuação do Professor Articulador de Inovação e Tecnologia tem conseguido impulsionar práticas inovadoras, especialmente na mediação entre subjetividades, com ambientes de aprendizagem mais acolhedores e calcados em dimensões emocionais do aprendizado, e na ruptura com formas mais tradicionais de ensinar, incentivando abordagens mais ativas. Além disso, as Salas de Inovação se mostraram espaços promissores para a experimentação de novas abordagens pedagógicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem e promovendo maior engajamento dos estudantes. Os resultados também indicaram desafios a serem superados, apontando, a necessidade de uma prática mais participativa na proposição de aprendizagem, com maior envolvimento da comunidade em mecanismos de diálogo e consulta.;
Abstract Given the contemporary challenges of public education and the need to align school practices with the cultural, social, and technological transformations of the 21st century, it becomes essential to understand how public policies aimed at innovation materialize in the daily life of schools. This study aimed to analyze how the Innovation Plan of the Municipal Department of Education of Porto Alegre (SMED) contributed to pedagogical innovation in municipal schools. The theoretical framework of the research addresses concepts of pedagogical innovation based on authors such as Cunha (2022), Moraes (1996), Fino (2011), and Behrens (1999), who understand innovation as an paradigm shift with traditional teaching models. Contributions from cyberculture to education are also discussed (Lévy, Lemos, Santos), along with emerging paradigms that emphasize autonomy, critical thinking, and collaborative practices in the teaching-learning process. The research adopted a qualitative and exploratory approach, using a case study in four schools. Document analysis, semi-structured interviews with principals and innovation coordinating teachers, and direct observation of innovation rooms were conducted. The collected data were analyzed using Bardin’s (2016) content analysis method, identifying patterns and thematic categories. The study revealed that the role of the Innovation and Technology Coordinating Teacher has been effective in promoting innovative practices, especially in mediating subjectivities and fostering more welcoming learning environments rooted in emotional dimensions of learning, while breaking away from traditional teaching models and encouraging more active approaches. Additionally, the Innovation Rooms proved to be promising spaces for experimenting with new pedagogical approaches, expanding learning possibilities and increasing student engagement. The results also indicated persistent challenges, highlighting the need for more participatory learning proposals, with greater community involvement through mechanisms of dialogue and consultation.;
Palavras-chave Inovação pedagógica; Ruptura paradigmática; Cibercultura; Professor articulador de inovação; Salas de inovação; Gestão educacional; Pedagogical innovation; Paradigm shift; Cyberculture; Innovation coordinating teacher; Innovation rooms; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-25;
Agência de fomento Secretaria Municipal de Porto Alegre;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13772;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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