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Educação para o antropoceno no século XXI: a educação integral em outra(s) perspectiva(s)

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Autor Silva, Julival Alves da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0725113630084769;
Orientador Silva, Roberto Rafael Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação para o antropoceno no século XXI: a educação integral em outra(s) perspectiva(s);
Resumo Frente às urgências globais do século XXI, novas exigências se apresentam à educação para a construção de um futuro sustentável para todos, e a educação integral é apontada como uma necessidade para esse fim. Este trabalho tem o objetivo geral de discutir a potencialidade da educação integral como um caminho necessário ao enfrentamento das urgências do Antropoceno no século XXI. E como objetivos específicos: i) explorar como o tema da educação integral vem sendo contemplado na pesquisa em educação no Brasil no século XXI; ii) apreender o discurso oficial brasileiro na proposição de uma política nacional de educação integral; iii) evidenciar o paradigma predominante de educação integral na realidade brasileira do século XXI; iv) discutir os alcances, limites e potencialidades do discurso e paradigma predominantes de educação integral no Brasil; e v) vislumbrar como a educação integral no Brasil pode ultrapassar os limites de seu discurso e modelo predominantes e responder de forma imprescindível às urgências deste século. A abordagem metodológica é qualitativa, de tipo bibliográfica e análise documental, com revisão de literatura narrativa e sistemática, a partir de 85 teses de doutorado associadas ao tema. Suas referencialidades teórico-conceituais estão identificadas nas pesquisas em educação estudadas; nas contribuições da Teoria do Dispositivo Pedagógico de Basil Bernstein; na perspectiva sociológica crítica em torno da sociedade neoliberal, de Dardot e Laval (2016), e na reflexão sobre os saberes e o pensamento complexo de Edgar Morin (1999; 2002), dentre outros. As análises apontam que tanto a pesquisa em educação, quanto o discurso oficial e os modelos predominantes de práticas educativas associados à educação integral no Brasil se vinculam sobretudo à política nacional do Programa Mais Educação, atualmente suspenso, e que apesar de sua grande incidência nacional, tal discurso e modelo se limitam por se caracterizarem como política de governo. A integralidade educativa, no entanto, compreendida com uma racionalidade, pode revelar-se o caminho imprescindível para a educação no Antropoceno do século XXI.;
Abstract In the face of the global emergencies of the 21st century, new demands arise for education in the building of a sustainable future for all, and integral education is highlighted as a necessity for this purpose. The general objective of this paper is to discuss the potential of integral education as a necessary path to address the emergencies of the Anthropocene in the 21st century. The specific objectives are: i) to explore how the theme of integral education has been addressed in educational research in Brazil in the 21st century; ii) to understand the official Brazilian discourse in proposing a national integral education policy; iii) to highlight the prevailing paradigm of integral education in the Brazilian reality of the 21st century; iv) to discuss the reach, limits and potential of the prevailing discourse and paradigm of integral education in Brazil; and v) to envision how integral education in Brazil can go beyond the limits of its prevailing discourse and model, and respond in an essential way to the emergencies of this century. The methodological approach is qualitative, specifically bibliographical and documentary analysis, with a narrative and systematic literature review, based on 85 doctoral theses associated with the theme. Its theoretical and conceptual references are in the theses in education studied; in the contributions of Basil Bernstein's Theory of the Pedagogical Device; in the critical sociological perspective on neoliberal society, by Dardot and Laval (2016), and in the reflection on knowledge and complex thinking by Edgar Morin (1999; 2002), among others. The analyses indicate that both the research in education and the official discourse and the predominant models of educational practices associated with integral education in Brazil are linked, above all, to the national policy of the Mais Educação Program, currently suspended, and that despite its wide national incidence, such discourse and model are limited by being characterized as a government policy. Educational integrality, however, when understood with rationality, can reveal itself to be the essential path for education in the Anthropocene of the 21st century.; Frente a las emergencias globales del siglo XXI, se plantean nuevas exigencias a la educación para construir un futuro sostenible para todos, y la educación integral se destaca como una necesidad para tal fin. Este trabajo tiene como objetivo general discutir el potencial de la educación integral como camino necesario para enfrentar las urgencias del Antropoceno en el siglo XXI. Y como objetivos específicos: i) explorar cómo el tema de la educación integral viene siendo contemplado en la investigación educativa en Brasil en el siglo XXI; ii) comprender el discurso oficial brasileño al proponer una política nacional de educación integral; iii) destacar el paradigma predominante de la educación integral en la realidad brasileña del siglo XXI; iv) discutir el alcance, los límites y las potencialidades del discurso y paradigma predominante de la educación integral en Brasil; y v) visualizar cómo la educación integral en Brasil puede ir más allá de los límites de su discurso y modelo predominantes y responder de forma esencial a las necesidades urgentes de este siglo. El enfoque metodológico es cualitativo, de tipo análisis bibliográfico y documental, con revisión narrativa y sistemática de la literatura, basada en 85 tesis doctorales asociadas a la temática. Sus referentes teórico-conceptuales están en los aportes identificados en las investigaciones educativas estudiadas; en las contribuciones de la Teoría de Dispositivos Pedagógicos de Basil Bernstein; en la perspectiva sociológica crítica en torno a la sociedad neoliberal, de Dardot y Laval (2016), y en la reflexión sobre el conocimiento y el pensamiento complejo de Edgar Morin (1999; 2002), entre otros. Los análisis indican que tanto la investigación en educación como el discurso oficial y los modelos predominantes de prácticas educativas asociadas a la educación integral en Brasil están vinculados sobre todo a la política nacional del Programa Mais Educação, actualmente suspendido, y que a pesar de su gran incidencia nacional, tal discurso y modelo son limitados por ser caracterizados como política de gobierno. La integralidad educativa, sin embargo, entendida racionalmente, puede resultar el camino esencial para la educación en el Antropoceno del siglo XXI.;
Palavras-chave Educação integral; Integralidade educativa; Educação para o Antropoceno; Paradigma de educação integral; Integral education; Educational integrality; Education for the Anthropocene; Integral education paradigm; Educación integral; Integridad educativa; Educación para el Antropoceno; Paradigma de la educación integral;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13842;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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