Autor |
Silva, Julival Alves da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0725113630084769; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação para o antropoceno no século XXI: a educação integral em outra(s) perspectiva(s); |
Resumo |
Frente às urgências globais do século XXI, novas exigências se apresentam à
educação para a construção de um futuro sustentável para todos, e a educação
integral é apontada como uma necessidade para esse fim. Este trabalho tem o objetivo
geral de discutir a potencialidade da educação integral como um caminho necessário
ao enfrentamento das urgências do Antropoceno no século XXI. E como objetivos
específicos: i) explorar como o tema da educação integral vem sendo contemplado na
pesquisa em educação no Brasil no século XXI; ii) apreender o discurso oficial
brasileiro na proposição de uma política nacional de educação integral; iii) evidenciar
o paradigma predominante de educação integral na realidade brasileira do século XXI;
iv) discutir os alcances, limites e potencialidades do discurso e paradigma
predominantes de educação integral no Brasil; e v) vislumbrar como a educação
integral no Brasil pode ultrapassar os limites de seu discurso e modelo predominantes
e responder de forma imprescindível às urgências deste século. A abordagem
metodológica é qualitativa, de tipo bibliográfica e análise documental, com revisão de
literatura narrativa e sistemática, a partir de 85 teses de doutorado associadas ao
tema. Suas referencialidades teórico-conceituais estão identificadas nas pesquisas
em educação estudadas; nas contribuições da Teoria do Dispositivo Pedagógico de
Basil Bernstein; na perspectiva sociológica crítica em torno da sociedade neoliberal,
de Dardot e Laval (2016), e na reflexão sobre os saberes e o pensamento complexo
de Edgar Morin (1999; 2002), dentre outros. As análises apontam que tanto a pesquisa
em educação, quanto o discurso oficial e os modelos predominantes de práticas
educativas associados à educação integral no Brasil se vinculam sobretudo à política
nacional do Programa Mais Educação, atualmente suspenso, e que apesar de sua
grande incidência nacional, tal discurso e modelo se limitam por se caracterizarem
como política de governo. A integralidade educativa, no entanto, compreendida com
uma racionalidade, pode revelar-se o caminho imprescindível para a educação no
Antropoceno do século XXI.; |
Abstract |
In the face of the global emergencies of the 21st century, new demands arise for
education in the building of a sustainable future for all, and integral education is
highlighted as a necessity for this purpose. The general objective of this paper is to
discuss the potential of integral education as a necessary path to address the
emergencies of the Anthropocene in the 21st century. The specific objectives are: i) to
explore how the theme of integral education has been addressed in educational
research in Brazil in the 21st century; ii) to understand the official Brazilian discourse
in proposing a national integral education policy; iii) to highlight the prevailing paradigm
of integral education in the Brazilian reality of the 21st century; iv) to discuss the reach,
limits and potential of the prevailing discourse and paradigm of integral education in
Brazil; and v) to envision how integral education in Brazil can go beyond the limits of
its prevailing discourse and model, and respond in an essential way to the emergencies
of this century. The methodological approach is qualitative, specifically bibliographical
and documentary analysis, with a narrative and systematic literature review, based on
85 doctoral theses associated with the theme. Its theoretical and conceptual
references are in the theses in education studied; in the contributions of Basil
Bernstein's Theory of the Pedagogical Device; in the critical sociological perspective
on neoliberal society, by Dardot and Laval (2016), and in the reflection on knowledge
and complex thinking by Edgar Morin (1999; 2002), among others. The analyses
indicate that both the research in education and the official discourse and the
predominant models of educational practices associated with integral education in
Brazil are linked, above all, to the national policy of the Mais Educação Program,
currently suspended, and that despite its wide national incidence, such discourse and
model are limited by being characterized as a government policy. Educational
integrality, however, when understood with rationality, can reveal itself to be the
essential path for education in the Anthropocene of the 21st century.; Frente a las emergencias globales del siglo XXI, se plantean nuevas exigencias a la
educación para construir un futuro sostenible para todos, y la educación integral se
destaca como una necesidad para tal fin. Este trabajo tiene como objetivo general
discutir el potencial de la educación integral como camino necesario para enfrentar las
urgencias del Antropoceno en el siglo XXI. Y como objetivos específicos: i) explorar
cómo el tema de la educación integral viene siendo contemplado en la investigación
educativa en Brasil en el siglo XXI; ii) comprender el discurso oficial brasileño al
proponer una política nacional de educación integral; iii) destacar el paradigma
predominante de la educación integral en la realidad brasileña del siglo XXI; iv) discutir
el alcance, los límites y las potencialidades del discurso y paradigma predominante de
la educación integral en Brasil; y v) visualizar cómo la educación integral en Brasil
puede ir más allá de los límites de su discurso y modelo predominantes y responder
de forma esencial a las necesidades urgentes de este siglo. El enfoque metodológico
es cualitativo, de tipo análisis bibliográfico y documental, con revisión narrativa y
sistemática de la literatura, basada en 85 tesis doctorales asociadas a la temática. Sus
referentes teórico-conceptuales están en los aportes identificados en las
investigaciones educativas estudiadas; en las contribuciones de la Teoría de
Dispositivos Pedagógicos de Basil Bernstein; en la perspectiva sociológica crítica en
torno a la sociedad neoliberal, de Dardot y Laval (2016), y en la reflexión sobre el
conocimiento y el pensamiento complejo de Edgar Morin (1999; 2002), entre otros.
Los análisis indican que tanto la investigación en educación como el discurso oficial y
los modelos predominantes de prácticas educativas asociadas a la educación integral
en Brasil están vinculados sobre todo a la política nacional del Programa Mais
Educação, actualmente suspendido, y que a pesar de su gran incidencia nacional, tal
discurso y modelo son limitados por ser caracterizados como política de gobierno. La
integralidad educativa, sin embargo, entendida racionalmente, puede resultar el
camino esencial para la educación en el Antropoceno del siglo XXI.; |
Palavras-chave |
Educação integral; Integralidade educativa; Educação para o Antropoceno; Paradigma de educação integral; Integral education; Educational integrality; Education for the Anthropocene; Integral education paradigm; Educación integral; Integridad educativa; Educación para el Antropoceno; Paradigma de la educación integral; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13842; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |