| Autor | Viana, Núbia de Andrade; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3321522243275225; |
| Orientador | Rosa, Ana Paula da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2166615059295438; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Do sertão às “franjas” do mar: os imaginários nordestinos em circulação no X e Youtube a partir das telenovelas Mar do Sertão (2022) e Travessia (2022) da Rede Globo de Televisão; |
| Resumo | Esta tese investiga como os imaginários sobre o Nordeste brasileiro são tensionados e atualizados nos processos de midiatização, a partir da análise das telenovelas Mar do Sertão (2022) e Travessia (2022), da Rede Globo, e de sua circulação nas plataformas digitais X (Twitter) e YouTube. O percurso metodológico combinou a análise da gramática de produção das novelas com o acompanhamento da circulação digital em fases distintas (estreia, meio e final), contemplando comentários, memes, hashtags e trailers. O referencial teórico abrange autores como Gilbert Durand (regimes do imaginário), Eliseo Verón (contratos de leitura, midiatização e reconhecimento), José Luiz Braga (circulação), Antonio Fausto Neto (zonas de acoplamento e lógicas de visibilidade) e Ana Paula da Rosa (imagenstotens). Os resultados apontam que certos símbolos históricos permanecem como imagens-totens (sertão árido, religiosidade, coronelismo, mulher forte), mas, em contexto digital, passam a atuar como imagens-totens conectivas, articulando temporalidades, plataformas e atores sociais. Constatou-se que Mar do Sertão ressignifica arquétipos nordestinos em chave afetiva e de orgulho cultural, enquanto Travessia evidencia fragilidades e rupturas no reconhecimento.; |
| Abstract | This thesis investigates how imaginaries about the Brazilian Northeast are challenged and updated in the processes of mediatization, based on the analysis of the telenovelas Mar do Sertão (2022) and Travessia (2022), produced by Rede Globo, and their circulation on digital platforms X (Twitter) and YouTube. The methodological approach combined the analysis of the production grammar of the telenovelas with the monitoring of their digital circulation in different phases (premiere, middle, and final), considering comments, memes, hashtags, and trailers. The theoretical framework includes authors such as Gilbert Durand (regimes of the imaginary), Eliseo Verón (reading contracts, mediatization, and recognition), José Luiz Braga (circulation), Antonio Fausto Neto (zones of coupling and logics of visibility), and Ana Paula da Rosa (totemic images). The results indicate that certain historical symbols remain as totemic images (the arid backlands, religiosity, coronelismo, strong women), but, in the digital context, they operate as connective totemic images, articulating temporalities, platforms, and social actors. It was found that Mar do Sertão resignifies Northeastern archetypes in an affective key of cultural pride, while Travessia highlights fragilities and ruptures in symbolic recognition.; |
| Palavras-chave | Nordeste; imaginário; Telenovela; Midiatização; Imagens-totens; Northeast; Imaginary; Mediatization; Totemic images; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2025-10-07; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13862; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |