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Darkpop!: a arqueologia dos espectros e as encarnações dos fantasmas do gótico na cultura pop

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Autor Caetano, Stella Mendonça;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6683371595996160;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Darkpop!: a arqueologia dos espectros e as encarnações dos fantasmas do gótico na cultura pop;
Resumo Esta tese investiga como o gótico, compreendido como um espectro estético persistente, se atualiza na cultura pop contemporânea. Para analisar os fenômenos híbridos que emergem na interseção entre o gótico e a cultura de massa — uma lacuna nos estudos de comunicação —, a pesquisa propõe o conceito de Darkpop. A fundamentação teórica parte da Assombrologia (Derrida, 1994; Fisher, 2012, 2022) para explorar a persistência (des)cronológica e repetitiva do gótico, argumentando que este opera como um espectro e um ecossistema autofágico. Metodologicamente, propõe-se a Arqueologia dos Espectros, um método qualitativo que articula a Assombrologia com a Arqueologia das Mídias (Fischer, 2013; Zielinski, 2006; Ernst, 2001, 2013) para escavar os "fantasmas" (manifestações contemporâneas) e suas encarnações passadas no arquivo digital. O método é aplicado no mapeamento de fenômenos Darkpop (2020–2024) e em um estudo de caso da série Wandinha (Netflix, 2022), analisada a partir de suas camadas históricas, impacto cultural e sua relação com o capitalismo artista (Lipovetsky; Serroy, 2015). Conclui-se que o gótico se atualiza através do Darkpop por ser um ecossistema assombrado e autofágico, nutrido pelas tensões entre underground e mainstream. As principais contribuições da tese são, portanto, o conceito de Darkpop e a metodologia da Arqueologia dos Espectros como ferramentas para a análise de fenômenos culturais espectrais na comunicação.;
Abstract This thesis investigates how the Gothic, understood as a persistent aesthetic specter, updates itself within contemporary pop culture. To analyze the hybrid phenomena emerging at the intersection of the Gothic and mass culture—a noted gap in communication studies—this research proposes the concept of Darkpop. The theoretical framework is grounded in Hauntology (Derrida, 1994; Fisher, 2012, 2022) to explore the (dys)chronological and repetitive persistence of the Gothic, arguing that it operates as a specter and an autophagic ecosystem. Methodologically, the study puts forward the Archaeology of Specters, a qualitative method that articulates Hauntology with Media Archaeology (Fischer, 2013; Zielinski, 2006; Ernst, 2001, 2013). This approach serves to excavate the "ghosts" (contemporary manifestations) and their past incarnations from the digital archive. The method is applied through the mapping of Darkpop phenomena (2020–2024) and an in-depth case study of the series Wednesday (Netflix, 2022), which is analyzed through its historical layers, cultural impact, and its relationship with aesthetic capitalism (Lipovetsky & Serroy, 2015). The thesis concludes that the Gothic persists and updates itself through Darkpop by functioning as a haunted, autophagic ecosystem, fueled by the tensions between the underground and the mainstream. Its main contributions are, therefore, the concept of Darkpop and the methodology of the Archaeology of Specters as tools for the analysis of spectral cultural phenomena in communication studies.;
Palavras-chave Gótico; Assombrologia; Estudos de circulação; Cultura pop; Darkpop; Gothic; Hauntology; Circulation studies; Pop culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-06-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13863;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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