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Comunidade Porto Novo: revalorização de resíduos têxteis por meio da Inovação Social e do Design Estratégico

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Autor Cima, Gaia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3149244277182086;
Orientador Barauna, Debora;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6098263490478903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Comunidade Porto Novo: revalorização de resíduos têxteis por meio da Inovação Social e do Design Estratégico;
Resumo Esta pesquisa aborda o impacto ambiental e social da moda no contexto do Antropoceno, destacando o problema da fast fashion e seu modelo linear de consumo, que gera um volume crescente de resíduos e exploração de mão de obra vulnerável. A sustentabilidade na moda, portanto, emerge como um conceito essencial, promovendo práticas de economia circular e reaproveitamento de materiais para mitigar os danos socioambientais. Considerando esta ampla problemática e a possibilidade de incentivar a práticas sustentáveis, esta pesquisa, situada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) da comunidade Porto Novo em Porto Alegre, explora como o Design Estratégico pode orientar a Inovação Social para transformar resíduos têxteis em oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O projeto visa promover dignidade, autonomia e empoderamento na comunidade, que, apesar dos desafios socioeconômicos, apresenta uma forte identidade cultural, fundamental para a implementação de iniciativas que integrem desenvolvimento social e preservação ambiental. Assim, o objetivo principal deste estudo foi desenvolver um projeto de Inovação Social orientado pelo Design Estratégico na comunidade Porto Novo, para a promoção de dignidade, autonomia e empoderamento, a partir da revalorização de resíduos têxteis disponíveis em um galpão junto à Escola. A abordagem metodológica utilizada neste estudo é estruturada em três fases, que aconteceram contemporaneamente, essas foram: teórica (pesquisa bibliográfica, documental, estudos de referências, questionários, diálogos desestruturados), conceitual (individuação do DNA do projeto e construção da estratégia de intervenção) e prática (oficinas e monitoramento). Os resultados indicam que a implementação de um projeto de moda sustentável com foco em economia circular e upcycling pode gerar impactos positivos tanto no nível individual quanto coletivo. As oficinas promoveram o aumento da autoestima e a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade na moda. A conclusão reforça a relevância do Design Estratégico como catalisador para a Inovação Social e destaca o potencial de projetos que unem sustentabilidade e impacto social. A pesquisa demonstra que a moda pode ir além do consumo, servindo como um meio de transformação social e ambiental, especialmente em comunidades vulneráveis como Porto Novo.;
Abstract This research addresses the environmental and social impact of fashion in the context of the anthropocene, highlighting the issue of fast fashion and its linear consumption model, which generates a growing volume of waste and the exploitation of vulnerable labor. Sustainability in fashion thus emerges as an essential concept, promoting circular economy practices and material reuse to mitigate socio-environmental damage. Considering this broad issue and the potential to encourage sustainable practices, this research, situated at the Municipal School of Elementary Education (Emef) in the Porto Novo community of Porto Alegre, explores how Strategic Design can guide Social Innovation to transform textile waste into opportunities for economic and social development. The project aims to promote dignity, autonomy, and empowerment in the community, which, despite facing socioeconomic challenges, presents a strong cultural identity - fundamental for implementing initiatives that integrate social development and environmental preservation. The main objective of this study was to develop a Social Innovation project guided by Strategic Design in the Porto Novo community, to promote dignity, autonomy, and empowerment through the revalorization of textile waste stored in a warehouse next to the school. The methodological approach used in this study is structured into three simultaneously occurring phases: theoretical (bibliographic and documentary research, case studies, questionnaires, unstructured dialogues), conceptual (identification of the project's DNA and construction of the intervention strategy), and practical (workshops and monitoring). The results indicate that implementing a sustainable fashion project focused on the circular economy and upcycling can generate positive impacts both at the individual and collective levels. The workshops promoted increased self-esteem and awareness about material reuse and sustainability in fashion. The conclusion reinforces the relevance of Strategic Design as a catalyst for Social Innovation and highlights the potential of projects that unite sustainability and social impact. The research demonstrates that fashion can go beyond consumption, serving as a means of social and environmental transformation, especially in vulnerable communities like Porto Novo.;
Palavras-chave Inovação social; Design estratégico; Resíduos têxteis; Design de moda para sustentabilidade; Empoderamento comunitário; Social innovation; Strategic design; Textile waste; Fashion design for sustainability; Community empowerment;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13872;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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