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Uma escola no rincão: memórias do Ensino Rural em São Francisco de Paula/RS (1968-1998)

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metadataTrad.dc.contributor.author Campani, Leonardo Moura;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2284706507828041;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Duarte, Ariane dos Reis;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7763182043285932;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Uma escola no rincão: memórias do Ensino Rural em São Francisco de Paula/RS (1968-1998);
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo busca construir uma narrativa sobre a história da educação rural no Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula/RS, a partir das memórias de três docentes que lecionaram na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gastão Englert, dentre os anos de 1968 a 1998. Para a análise, contempla-se os conceitos de cultura escolar, memória e de lugar. A memória é compreendida como uma construção social e coletiva a partir de Halbswach e está sujeita às seleções e às mudanças no tempo, a partir de experiências e lembranças no ato da entrevista. Já o conceito de lugar é entendido como espaço vivido e dinâmico, referência imediata, no qual as práticas e significações são tecidas no cotidiano. A partir disso, a metodologia utilizada é a Análise documental histórica e a História Oral. Nesta última as memórias são analisadas enquanto representações construídas em relação com aspectos sociais, culturais e políticos de um tempo e espaço. Identifica-se, em suas narrativas, que eles significam o espaço rural enquanto lugar de aprendizado e, apesar das adversidades apontadas em suas trajetórias, destacam o exercício da docência com valorização e proximidade com a comunidade escolar. Os professores ressaltam, em suas memórias, os saberes produzidos na vida cotidiana, fundamentando suas práticas em sala de aula em conhecimentos aprendidos na empiria e na cultura escolar. Igualmente, a partir da análise dos documentos em relação à contextualização histórica produzida, identificam-se continuidades de práticas e formas de organização do ensino rural no Rincão do Kroeff. Entre essas, destacam-se a manutenção do decorrer do tempo de escolas isoladas, multisseriadas e com docentes únicos e leigos, características que historicamente se fizeram presentes em espaços rurais de todo o país no decorrer do século XX.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study deals with the history of rural education in the period from 1968 to 1998, based on the memory of three teachers who taught at the Gastão Englert Early Childhood and Elementary School, located in the rural district of Rincão dos Kroeff, in São Francisco de Paula/RS. The concepts of school culture, memory and place gain relevance for this analysis. In this study, memory is understood as a social and collective construction from Halbswach and is subject to selections and changes in time from experiences and memories in the act of the interview. The concept of place, on the other hand, is understood as a lived and dynamic space, an immediate reference, in which practices and meanings are woven into everyday life. The methodology used was Historical Documentary Analysis and Oral History, in the latter the memories are analyzed as representations constructed in relation to social, cultural and political aspects of a time and space. It is identified in their narratives that they signify the rural space as a place of learning and, despite the adversities pointed out in their trajectories, they highlight the exercise of teaching with appreciation and proximity to the school community. Teachers highlight in their memories the knowledge produced in everyday life, basing their classroom practices on knowledge learned in empirical and school culture. Likewise, from the analysis of the documents in relation to the historical contextualization produced, continuities of practices and forms of organization of rural education in the Rincão do Kroeff are identified. Among these, we highlight the maintenance over time of isolated, multigrade schools with single and lay teachers, characteristics that were historically present in rural areas across the country during the 20th century.;
metadataTrad.dc.subject Ensino rural; São Francisco de Paula; História da educação; Rural education; History of education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-04-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10053;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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