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Gestão escolar: concepções e práticas na perspectiva de uma educação inclusiva em colégios da Rede Jesuíta de Educação

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metadataTrad.dc.contributor.author Teixeira, Camila Gomes Martins;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4366091596314412;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rocha, Maria Aparecida Marques da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Gestão escolar: concepções e práticas na perspectiva de uma educação inclusiva em colégios da Rede Jesuíta de Educação;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo apresenta como objetivo central analisar as estratégias de implementação de processos escolares inclusivos, tendo como foco as atividades desenvolvidas pela equipe gestora, visando contribuir com a proposta de novas práticas que favoreçam uma educação inclusiva de qualidade. Para isso, busca-se conhecer as concepções, a receptividade e as perspectivas dos gestores no que se refere à inclusão; e mapear e analisar como estão estruturadas as estratégias acerca dos processos inclusivos em Colégios da Rede Jesuíta de Educação, compreendendo os principais desafios enfrentados na implementação desses processos, a fim de oferecer subsídios para que a equipe gestora do Colégio dos Jesuítas possa propor novas estratégias inclusivas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como aplicada e exploratória; revela dados quantitativos ao apresentar um diagnóstico sobre a educação especial, embasado em dados extraídos do Censo Escolar 2020. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Participaram da entrevista oito gestores, que trabalham mais diretamente com a inclusão, em três Colégios da Rede Jesuíta de Educação. A análise documental complementa a abordagem metodológica, relacionando o que consta nos documentos elencados com a construção teórica da pesquisa e os dados levantados. Os resultados mostram que os gestores entrevistados concebem a educação inclusiva na escola regular como um direito universal e ressaltam a relação da diversidade com o discurso da inclusão; essa concepção impacta diretamente na implementação de processos inclusivos nas escolas. Desse modo, são apresentadas muitas estratégias e práticas vivenciadas nessas instituições, assim como os desafios enfrentados ao implementá-las. Os resultados da pesquisa alertam, entre muitas percepções, para a prática da formação constante dos gestores e dos professores como um sustentáculo para as discussões e decisões sobre ações relacionadas à inclusão, o que é apresentado como uma das propostas de intervenção na pesquisa. O projeto de intervenção propõe, também, procedimentos que servirão de impulso para uma prática mais inclusiva no Colégio dos Jesuítas. Por fim, conclui-se que, considerando os diferentes contextos, apesar de uma prática complexa, com inúmeros desafios, a construção de escolas inclusivas é possível, viável e decorre da concepção e da iniciativa da equipe gestora das instituições. Através dessa inclusão, construímos uma sociedade mais democrática e menos excludente.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study aims to analyze the strategies of implementation of inclusive school processes, having as focus the activities developed by the managing team, seeking to contribute with the proposal of new practices that favor an inclusive education of quality. For this, it seeks to know the conceptions, the receptivity and the perspectives of the managers concerning inclusion; and to map and to analyze how the strategies concerning the inclusive processes in Schools from the Jesuit Net of Education are structured, understanding the main challenges faced in the implementation of these processes, in order to offer subsidies so that the managing team of the Colégio dos Jesuítas School can consider new inclusive strategies. The research is of qualitative and classified as applied and exploratory; it discloses quantitative data when presenting a diagnosis on special education, based on data from the 2020 School Census. It used, as instruments of data collection, semi-structured interview and documentary analysis. Eight managers, who work more directly with inclusion in three Colleges from the Jesuit Net of Education, participated as interviewees. The documentary analysis complements the methodological approach, relating the content of the analyzed documents with the theoretical construction of the research and the collected data. The results show that the interviewed managers conceive inclusive education in regular school as a universal right and highlight the relation of the diversity with the discourse of the inclusion; this conception has direct impacts in the implementation of inclusive processes in the schools. Thus, many strategies and practices experienced in these institutions are presented, as well as the challenges faced when implementing them. The results of the research alert, among many perceptions, to the practice of the continuing education of the managers and the teachers as a support for the discussions and decisions on actions related to inclusion, which is presented as one of the proposals of intervention in the research. The intervention project considers, in addition, procedures that will serve as impulse for a more inclusive practice in the Colégio dos Jesuítas School. Finally, the research concludes that, considering the different contexts, in spite of being a complex practice, with innumerable challenges, the construction of inclusive schools is possible, viable, and arises from the conception and the initiative of the managing team of the institutions. Through this inclusion, we construct a more democratic and less excluding society.;
metadataTrad.dc.subject Educação inclusiva; Gestão escolar; Pessoas com deficiência; Processos inclusivos; Inclusive education; School management; People with disabilities; Inclusive processes;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-05-31;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10063;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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