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A percepção dos educadores dos colégios da Rede Jesuíta de Educação acerca dos termos centralidade e protagonismo do estudante

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Autor Sousa, José Robson Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0401701142110699;
Orientador Storck, João Batista;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8903068207706358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A percepção dos educadores dos colégios da Rede Jesuíta de Educação acerca dos termos centralidade e protagonismo do estudante;
Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar, compreender e mostrar como são vistos pelos professores de um colégio da Companhia de Jesus o protagonismo e a centralidade do estudante no contexto educacional. Busca-se compreender se estes aspectos estão sendo considerados a partir da cura personalis, uma proposta de acompanhamento ao aluno na Rede Jesuíta de Educação (RJE) enquanto práticas visíveis no ambiente escolar. Para que se pudesse chegar ao objetivo proposto nessa dissertação buscou-se como referencial teórico dois importantes pensadores que dialogam sobre o tema com muita propriedade. Escolheu-se Pierre Faure, jesuíta, que refletiu a questão de um processo de ensino e aprendizagem de forma personalizada e Paulo Freire, pedagogo pernambucano, que volta o seu olhar para um acompanhamento preciso por parte do educador como forma de fazer o estudante galgar o seu protagonismo e autonomia. O método de pesquisa escolhido foi o método misto (qualitativo e quantitativo), a partir dos estudos teóricos de Laurence Bardin, Jhon W. Creswell e Vicki L. Plano Clark. Estes autores indicam a utilização, tanto de materiais bibliográficos quanto do levantamento de dados com os sujeitos inseridos na área pesquisada. A partir da aplicação deste recurso metodológico foi realizada uma sondagem nos colégios da RJE localizados em regiões diferentes do Brasil para que, a partir da diversidade no fazer pedagógico, fosse possível averiguar a postura dos educadores para esse desafio que a rede lançou, a partir do Projeto Educativo Comum, qual seja, o incentivo ao protagonismo e centralidade do estudante dentro dos respectivos colégios. Chegou-se às seguintes conclusões: há um movimento significativo de efetivação do protagonismo e centralidade do estudante por parte do corpo docente nos colégios pesquisados; essa efetivação, no entanto, ainda sofre resquícios de uma prática mais centralizadora e tradicional; as escolas oferecem meios para que o protagonismo e a centralidade aconteçam por meio das práticas formativas; há fortes resquícios de uma prática conteudista e com ênfase na aprovação externa, bem como, movimentos de centralismo no professor. Também foi possível perceber que há um reducionismo do acompanhamento na esfera acadêmico-curricular; a necessidade de formação permanente que ajude a aprofundar a dimensão do acompanhamento e que essa formação possa dar-se de forma partilhada com outras unidades escolares da Rede Jesuíta de Educação.;
Abstract This research aims to analyze, understand and show how the protagonism and centrality of the student in the educational context have been seen by teachers at a school in the Jesus Company. It seeks also to understand whether these aspects are being considered from the cura personalis, a proposal to follow-up the student in the Jesuit Education Network (JEN) as visible practices in the school environment. In order to achieve the objective proposed in this study, two important thinkers were sought as a theoretical reference that dialogue about the topic with propriety. Pierre Faure, abrazilian Jesuit, who reflected the issue of a personalized teaching and learning process and Paulo Freire, an educator, who turns his gaze to a precise accompaniment by the educator as a way to make the student climb its protagonism and autonomy. The mixed research method (qualitative and quantitative) was chosen based on the theoretical studies of Laurence Bardin, Jhon W. Creswell and Vicki L. Plano Clark. These authors suggest the use of both bibliographic materials and data collection with the subjects inserted in the researched area. Based on the application of this methodological resource, a survey was carried out in the schools of JEN located in different regions of Brazil. Based on the diversity in pedagogical practice, it was possible to ascertain the role of educators in this challenge that the network launched, starting with Common Educational Project, that is, the incentive to the protagonism and centrality of the student within the respective schools. The following conclusions were reached: there is a significant movement in effectiveness of the protagonism and centrality of the student by the faculty in the schools surveyed; this effectiveness, however, still suffers from a more professor centralized and traditional practice; through training practices schools offer alternatives for protagonism and centrality to happen; there are strong remnants of a contentious practice with an emphasis on external approval, as well as movements of centralism in the teacher. It was also noticed that there is a reduction in monitoring the academic-curricular extent; the need for ongoing training that helps to deepen the dimension of monitoring and also this training can take place in a shared way with other school units in the Jesuit Education Network.;
Palavras-chave Cura personalis; Protagonismo; Centralidade; Formação continuada; Formação cristã; Student protagonism and centrality; Ongoing education; Christian formation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-06-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10065;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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