RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Projeto Professor Diretor de Turma como política pública educacional: impactos no contexto da Escola de Ensino Médio Luiza Bezerra de Farias em Tururu

Mostrar registro simples

Autor Barros, Romão Francisco de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3753505333080669;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O Projeto Professor Diretor de Turma como política pública educacional: impactos no contexto da Escola de Ensino Médio Luiza Bezerra de Farias em Tururu;
Resumo Esta pesquisa analisou o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), sua atuação e seus impactos na Escola de Ensino Médio (EEM) Luiza Bezerra de Farias, no município de Tururu/CE. O PPDT é uma política pública, elaborada para reduzir os índices negativos da educação nas escolas estaduais cearenses, buscando garantir não apenas a permanência do estudante em sala de aula, mas também fazer com que ele se perceba sujeito de sua própria aprendizagem e, com isso, administre melhor o seu tempo pedagógico. Para o presente trabalho, a consideração das mudanças no papel do Estado, após as reformas da década de 1990, a difusão do gerencialismo e do empresariamento na gestão de processos e o foco no desempenho e nos resultados, pelo ranqueamento, são fundamentos para o estabelecimento do contexto histórico da citada política pública. O recorte temporal escolhido para esta investigação (2017 – 2019) teve como propósito abordar o percurso pedagógico dos estudantes, desde a chegada na primeira série do Ensino Médio, em 2017, até a conclusão da terceira série, em 2019. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como base empírica a análise da documentação relativa ao projeto, assim como, os dados produzidos por meio de questionários estruturados respondidos, no ambiente virtual tecnológico, pelos professores diretores de turmas e pelos estudantes, além de uma entrevista com a coordenadora do projeto na escola. Observou-se que essa política pública necessita de ajustes e correções de rotas ao longo de seus processos de atuação vinculados aos atores escolares, especialmente no que diz respeito à escuta ativa dos envolvidos nos processos de gestão e na formação continuada dos Professores Diretores de Turma e melhor adequação do projeto aos diferentes contextos escolares. Verificou-se que o PPDT produz efeitos positivos, especialmente ligados à frequência e à diminuição da evasão e do abandono escolar; à mediação de conflitos, beneficiando não somente a inserção dos alunos no ambiente escolar, como também na família e na comunidade, ampliando expectativas de continuidade dos estudos no ensino superior.;
Abstract This research analyzed the Project Teacher Director of the Class (PPDT), its performance and its impacts on the Luiza Bezerra de Farias High School (EEM), in the municipality of Tururu/ CE. The PPDT is a public policy, designed to reduce the negative levels of education in state schools in Ceará. It seeks not only to guarantee the permanence of the student in the classroom, but also to make them perceive themselves as subjects of their own learning and, therefore, better manage their teaching time. For this research, the analysis of changes in the role of the State, after the reforms of the 1990s, the diffusion of managerialism and entrepreneurship in the management of processes and the focus on performance and results, through ranking, was fundamental for establishing the historical context of this public policy. The time frame chosen for this investigation (2017 – 2019) aimed to analyze the pedagogical path of students, from their arrival in the first grade of High School, in 2017, to the conclusion of the third grade, in 2019. research with a qualitative approach that is empirically based on the analysis of documentation related to the project as well as data produced through structured questionnaires answered, in the virtual technological environment, by the classroom teachers and students, in addition to an interview with the coordinator of the project at school. As a result, it was observed that this public policy needs adjustments and corrections of routes throughout its performance processes linked to school actors, especially with regard to active listening to those involved in the management processes and in the continuing education of teachers Class Directors and better adaptation of the project to different school contexts. But, it was also found that the PPDT produces positive effects, especially linked to attendance and the reduction of dropouts and school dropouts; the mediation of conflicts, benefiting not only the insertion of students in the school environment, but also in the family and community; as well as the expansion of expectations for the continuity of studies in higher education.;
Palavras-chave Política pública educacional; Desempenho escolar; Projeto Professor Diretor de Turma; Escola de Ensino Médio (EEM) Luiza Bezerra de Farias; Educational public policy; School performance; Class Director Teacher Project; High School (EEM) Luiza Bezerra de Farias;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10599;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística