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A sala de aula na sala de estar: as percepções da criança e sua família nos processos de inclusão e aprendizagem, em tempos de pandemia do Covid 19

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Autor Tonocchi, Mônica Diva Barddal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3994262279988422;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A sala de aula na sala de estar: as percepções da criança e sua família nos processos de inclusão e aprendizagem, em tempos de pandemia do Covid 19;
Resumo A presente pesquisa parte da necessidade de compreender como famílias que têm filhos com deficiência na escola regular no Ensino Fundamental I, conseguiram acompanhar e perceber seu processo de aprendizagem nesses tempos de pandemia do Covid 19. Pais e filhos discorreram sobre essa experiência a partir do problema proposto: quais as aprendizagens construídas num contexto de inclusão em tempos de pandemia, na perspectiva das crianças e suas famílias, considerando as potencialidades e dificuldades de cada sujeito? O objetivo desse estudo é analisar, a partir da perspectiva das crianças e suas famílias, quais as aprendizagens construídas num contexto de inclusão em tempos de pandemia, considerando as potencialidades e dificuldades de cada sujeito. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, como aporte teórico, foram utilizados autores renomados que versam sobre a temática da inclusão, educação e aprendizagem, tais como Carvalho, Kassar, Lopes, Klein, Pacheco, Vygotsky, Lima, Macedo. Para coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com doze sujeitos, entre eles foram cinco crianças com deficiência e seus pais (sete adultos). Os resultados mostram que as famílias foram fortemente impactadas com a mudança de rotina imposta pela pandemia, expondo as dificuldades de pais, filhos e escola no processo de inclusão e aprendizagem, pois enquanto os primeiros não sabiam como ajudar, ao mesmo tempo percebiam as dificuldades apresentadas pelos seus filhos em comparação com os colegas de turma, enquanto a escola ainda está na busca de uma inclusão efetiva. Essa dificuldade dos pais evidenciou a importância da parceria família escola, pois a troca entre o que os pais conhecem de seus filhos, só tem a contribuir para a aprendizagem das crianças na escola. Assim, a presente pesquisa apresenta como projeto de intervenção um espaço de escuta entre famílias com filhos com deficiência, aprimorando a relação família/escola, contribuindo para as aprendizagens dos estudantes. Por fim, esse estudo faz uma reflexão sobre o impacto da pandemia na rotina das famílias e da escola, mostrando o quanto esse período foi importante para que pudéssemos nos rever enquanto comunidade educativa na relação com a inclusão.;
Abstract This research emerged from the need to understand how families with children with disabilities enrolled in a regular school in Elementary I could follow and understand their child’s learning process during the COVID-19 pandemic. Parents and children discussed the following question: What learning experiences emerged from the context of inclusive education in times of pandemic, from the perspective of families and their children, considering their potentialities and difficulties? The purpose of this study is to analyze, from the perspective of children and their families, which learning experiences were built in the context of inclusion in times of pandemic, considering the potentialities and difficulties of each individual. This analysis has a qualitative approach. As theoretical support, we resorted to renowned authors who discussed inclusion, education, and learning, such as Carvalho, Kassar, Lopes, Klein, Pacheco, Vygotsky, Lima, Macedo. For data collection, semi-structured interviews were conducted with twelve subjects, five children with disabilities and their parents (seven adults). Results show that families were strongly impacted by the change of routine imposed by the pandemic, and parents, children, and the school faced difficulties in the process of learning and inclusion. Even though the parents noticed the issues faced by their children when compared to classmates, they did not know how to help them. Meanwhile, the school is still in search of effective inclusive education. The parents' difficulties highlighted the importance of the family-school partnership since the interchange between what parents know about their children can only contribute to their learning process. Thus, this research presents as an intervention project space for listening to families with children with disabilities, improving the family/school relationship, enabling us to contribute to the learning of all students. Finally, this study aims to reflect upon the impact caused by the pandemic on the routine of the families and the school, demonstrating how this period was significant for us to review ourselves as an educational community regarding inclusive education.;
Palavras-chave Inclusão escolar; Pandemia; Aprendizagem; Família; Inclusive education; Pandemic; Learning; Family;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10675;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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