RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Professores iniciantes de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: docências da (in)completude

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro, Michelle Mendes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1807404049287866;
Orientador Fabris, Eli Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Co-orientador Lima, Samantha Dias de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3197721869023110;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Professores iniciantes de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: docências da (in)completude;
Resumo Esta dissertação apresenta uma análise sobre a docência dos Professores Iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental (PILPAF). A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como se desenvolvem as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa, a partir das práticas pedagógicas escolares, das especificidades da Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e desafios dessa etapa de ensino? A pesquisa utilizou-se dos estudos sobre Formação de Professores e docência contemporânea, especialmente os referentes sobre as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais. Para isso, foram importantes os estudos do grupo de pesquisa Gipedi /CNPq; como Fabris (2015), Bahia (2020) e dos autores como Tardif (2002), Gatti (2009), Biesta (2020), Huberman (1993), Garcia (2010), Veiga-Neto (2020), entre outros. Neste sentido, buscou-se compreender as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa por meio das práticas pedagógicas escolares, especificidades e desafios. A metodologia foi desenvolvida com o uso de questionários online (Google Forms) enviados aos PILPAF na rede pública municipal no município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, formou-se grupos (de)formação com os professores iniciantes que atuam no componente curricular de Língua Portuguesa nos Anos Finais. Após esta etapa, e em virtude dos poucos dados obtidos na primeira fase e pela ocorrência da pandemia, foi realizado outro grupo (de)formação de maneira virtual com outros professores iniciantes de Língua Portuguesa. Diante do escrutínio e organização do material, foram elaborados os seguintes grupos de sentidos: 1. As docências dos professores iniciantes de língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, subdividido em: 1a) uma docência planejada: Para quem? Quando? 1b) Docência considerando o interesse e realidade dos alunos. 2) Desafios e especificidades nas docências do professor iniciante de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental 2a) O curso de graduação em Letras e a reponsabilidade pelo “não-saberes” na sala de aula, 2b) Os alunos dos Anos Finais do EF e um desafio a enfrentar: falta de interesse, atenção, indisciplina. 2c) A especificidade de ser docente de Língua Portuguesa nos Anos Finais: Ensino de Língua Portuguesa. As análises possibilitaram identificar práticas e entendimentos sobre a docência nessa etapa do Ensino Fundamental que possibilitou vê-la como uma docência da (in)completude, fragmentada e com carências onde os professores sentem falta de saberes, experiências e aprendizagens. Embora responsáveis pedagogicamente os professores sentem-se “perdidos”. A (in) completude leva à fragmentação, pois os professores trabalham os componentes curriculares de forma diferenciada dos Anos Iniciais. Possiblidades como o contrato pedagógico como prática que deve ser parte do planejamento, conceitos como “coformação”, indissociabilidade entre teoria e prática “ética da partilha”, “docência engajada” todos advindos de pesquisas do grupo de pesquisa (GIPEDI/ CNPq), além de uma maior aproximação entre Universidade e Escola e continuidade de estudos sobre a docência na formação continuada podem se configurar em estratégias importantes e significativas para o aperfeiçoamento e qualificação das docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais.;
Abstract This essay presentes an analysis about the Teaching of Beginner Teachers of the Portuguese Language in Elementary School’s final years. The research intended to discuss about the development of the teachings of beginner teachers in the Portuguese Language, from pedagogical practices in schools, Portuguese Language specifics in the final Years of Elementary School and the challenges at this Education stage. The research made use of studies about Teacher Training and Contemporary Teaching, especially the ones referred to the teachings of beginner teachers in the Portuguese Language in Elementary School’s final years. The research group of studies Gipedi /CNPq; Fabris (2015), Bahia (2020) and authors such as Tardif (2002), Gatti (2009), Biesta (2020), Huberman (1993), Garcia (2010), Veiga-Neto (2020), among others. In this regard, the aim was to understand about the the teachings of beginner teachers in the Portuguese Language through pedagogical practices in schools, specifics and challenges. The methodology was developed with the use of online questionnaires (Google Forms) sent to beginner teachers in the Portuguese Language in Elementary School’s final years of the Municipal Public Teaching Network in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Subsequently, groups with beginners who acted as Portuguese teachers in the final years of Elementary School were formed. After that, due to the not enough data obtained in the last stage and the occurrence of the Covid-19 pandemy throughout the world, another group was formed with other beginner teachers in the Portuguese Language, this time by virtual means. After the scrutiny and the material organization, the following groups were elaborated: 1. The teachings of beginner teachers in the Portuguese Language in Elementary School’s final Years: 1a) planned teaching: To whom? When? 1b) Teaching considering the interest and reality of the students. 2) Challenges and specifics in the teachings of a beginner teacher in the Portuguese Language in Elementary School’s final Years. 2a) The Graduation Course of Degree in Languages and the responsibility about the inaptitude in the class room. 2b) The Elementary School’s final years students and the challenges to be faced by them: lack of interest, attention, indiscipline. 2c) The specifics of being a Portuguese Language teacher in the Elementary School’s final years: Teaching of the Portuguese Language. The analysis enabled the identification of practices and a deeper understanding about the teachings at this stage in Elementary School that enabled the realization about the incompleteness of it, how fragmented and insuficient for the students it really is, and the teacher’s lack of know how, experience and learning in the process. Even though they are pedagogically responsible, the teachers feel lost in the process. The incompleteness takes to fragmentation, for the teachers work the curricular componentes differently from how it is done in Elementary School’s initial years. Possibilities such as the pedagogical contract that must be part of the planning, concepts as the co-formation, non separation between theory and practice in the area of Teaching Ethics, engaged Teaching, all coming from the research group of GIPEDI/ CNPq, besides a greater approximation between members from universities and schools and the continuing studies about the formation of Teaching can configure significant and important strategies to the improvement and qualification in the teachings of beginner teachers in the Portuguese Language in Elementary School’s final years.;
Palavras-chave Professor iniciante; Língua portuguesa; Anos finais ensino fundamental; Docência; Beginner teachers; Portuguese language; Elementary school’s final years; Teaching;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10767;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística