RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O que te faz continuar? Fatores de permanência na Educação de Jovens e Adultos

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Fraga, Aline dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0551434275309336;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Jacobus, Artur Eugênio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O que te faz continuar? Fatores de permanência na Educação de Jovens e Adultos;
metadataTrad.dc.description.resumo A evasão escolar é uma temática presente em diversos estudos, na área da Educação, que buscam identificar os motivos que levam os alunos ao abandono escolar. Este trabalho traz um outro viés e busca compreender o contrário: os motivos que levam os estudantes a continuarem na escola. O objetivo geral deste estudo é analisar os fatores mais relevantes para a permanência dos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Na revisão de literatura, aborda-se a história da educação de jovens e adultos no Brasil, as políticas públicas existentes para essa modalidade, o perfil dos estudantes que a frequentam, o Colégio de Aplicação da UFRGS e o funcionamento da EJA nessa instituição, as motivações intrínsecas e extrínsecas para a permanência e, por fim, um levantamento de artigos publicados sobre a evasão e permanência na EJA. A metodologia adotada foi o estudo de caso, em que se realizou análise documental das entrevistas de ingresso dos estudantes e três grupos focais com alunos e ex-alunos da EJA do Colégio de Aplicação. Através da análise dos dados coletados, pode-se compreender que tanto fatores intrínsecos quanto extrínsecos influenciam na permanência dos estudantes, entretanto as relações e os vínculos que são criados na escola destacam-se como os fatores que mais impactam, especialmente a relação professor-aluno. A partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de sugestões à instituição de ensino que poderão ser utilizadas nas ações planejadas com vistas a favorecer a permanência dos estudantes na escola.;
metadataTrad.dc.description.abstract Dropping out of school is a theme present in several studies, in the area of Education, that seek to identify the reasons that lead students to drop out of school. This work brings another bias and seeks to understand the opposite: the reasons that lead students to proceed with studying. The general objective of this study is to analyze the most relevant factors for the permanence of high school students in Youth and Adult Education (EJA) at School of Application/UFRGS. The literature review addresses the history of youth and adult education in Brazil, the existing public policies for this modality, the profile of the students who attend it, the School of Application /UFRGS and the functioning of EJA in this institution, intrinsic and extrinsic motivations for permanence and, finally, a survey of articles published on evasion and permanence in EJA. The adopted methodology was the case study, in which a documental analysis of the entrance interviews of the students and three focus groups with students and ex-students of the EJA of School of Application was carried out. Through the analysis of the collected data, it can be understood that both intrinsic and extrinsic factors influence the permanence of students, however, the relationships and bonds that develop in the school stand out as the factors that most impact, especially the teacher-student relationship. From the research results, a set of suggestions to the educational institution was elaborated and can be used in the planned actions to favor the permanence of students in school.;
metadataTrad.dc.subject EJA; Permanência; Estudantes; Ensino Médio; Youth and Adult Education; Permanence; Students; High School;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-11-05;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10843;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics