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A Escola Santa Teresinha e suas relações com a sociedade de Imperatriz/MA

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Autor Silva, Cleres Carvalho do Nascimento;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3854266416934405;
Orientador Rogge, Jairo Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7963148769474775;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A Escola Santa Teresinha e suas relações com a sociedade de Imperatriz/MA;
Resumo Esta tese tem por objetivo geral analisar e compreender como a Escola Santa Teresinha, fundada em 03 de agosto de 1924, por religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, a partir de sua organização educacional e pedagógica, contribuiu para a formação histórica e sociocultural de Imperatriz (MA). Entre as fontes que foram utilizadas para alcançar os objetivos específicos estão documentos como os livros de Tombo (de 1926 a 1961), atas, livros de matrículas, livro de visitas ilustres, cartas provinciais dentre outros que estão no acervo da escola e foram disponibilizados para a referida pesquisa. Além dessas fontes as orais também foram fundamentais para acessar as memórias de quem viveu aquela experiência, a fim de compreender como a história da escola se fundiu à história da cidade e se constituiu como elemento fundamental para a sociedade e a cultura imperatrizenses. Para isso, foram entrevistadas sete mulheres que vivenciaram a escola como alunas e também, algumas delas, como professoras. Com essa tese, defendemos a proposição de que, para além de sua contribuição propedêutica, a Escola Santa Teresinha, ao longo do tempo, e através de sua atuação no âmbito didático e pedagógico se relacionou com o próprio tecido social e cultural da cidade, em um movimento de mão dupla, ora trazendo a comunidade para dentro da escola, ora levando seus preceitos para além dos muros escolares, construindo uma relação complexa que foi e tem sido determinante na construção, senão de toda, mas de uma boa parte da estrutura sociocultural e da memória da cidade. Deste modo, foi evidenciado que, no transcorrer do tempo, a escola adentrou a comunidade e essa, em resposta, incorporou a escola como um elemento integrado ao seu corpo social e cultural, estabelecendo uma relação que, embora complexa, tem sido positiva na medida em que se reflete como uma memória social e que se mantém viva na comunidade.;
Abstract The main goal of this thesis is to analyze and understand how the Santa Teresinha School, founded on August 3, 1924, by religious of the Congregation of the Capuchin Missionary Sisters, through its educational and pedagogical organization, contributed to the historical and sociocultural formation of Imperatriz (MA). Among the sources that were used to reach the specific objectives are documents such as the registration books (from 1926 to 1961), minutes, enrollment books, book of distinguished visitors, provincial letters, among others that are in the school's collection and were made available for this research. Besides these sources, the oral ones were also fundamental to access the memories of those who lived that experience, in order to understand how the history of the school merged with the city's history and became a fundamental element for the society and culture of Imperatriz's citizens. In order to do this, seven women were interviewed who had experienced the school as students and also, some of them, as teachers. Along this thesis, we defend the idea that, besides its propedeutic contribution, the Santa Teresinha School, throughout the time, and through its didactic and pedagogical performance, related to the social and cultural network of the city, in a two-way movement, bringing the community to the school, and taking its precepts beyond the school walls, building a complex relationship that was and has been determinant in the construction, if not all, but a good part of the sociocultural structure and the memory of the city. Thus, it was evidenced that, over time, the school has entered the community and the community, in response, has incorporated the school as an integrated element to its social and cultural environment, establishing a relationship that, although complex, has been positive to the extent that it is reflected as a social memory and that is kept alive in the community.;
Palavras-chave Escola; Cidade; Cultura escolar; Memória; Formação sociocultural; School; City; School culture; Memory; Sociocultural formation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-01-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10878;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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