RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experiência e vivência educacional no contexto das tecnologias: o Colégio dos Jesuítas durante a pandemia

Mostrar registro simples

Autor Batista, Ângela Bigonha Bovarêto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1084317394155636;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Experiência e vivência educacional no contexto das tecnologias: o Colégio dos Jesuítas durante a pandemia;
Resumo A presente dissertação, de abordagem qualitativa, objetiva analisar quais são as experiências, sistematizar as vivências e propor práticas formativas a partir dos desafios educacionais identificados pelos professores durante o período de pandemia, no que se refere à incorporação das Tecnologias Digitais em suas atividades pedagógicas, visando subsidiar o Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora – MG no (re)pensar ações formativas docentes que possam contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Ademais, busca conhecer a percepção dos professores acerca do uso das Tecnologia Digitais na educação, quais ferramentas foram utilizadas por eles em suas práticas pedagógicas, os limites e os desafios encontrados no uso dessas tecnologias e as possibilidades evidenciadas pelos educadores ao incorporarem os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Desse modo, será possível contribuir para que os gestores proponham ações formativas que favoreçam o uso das tecnologias com fins educacionais. Para tanto, optou-se por duas estratégias de coleta de dados: questionário e grupo de discussão, os quais contaram com a participação de 18 professores. Como resultado, evidenciou-se que as adversidades encontradas pelos docentes, no uso das Tecnologias Digitais, deram-se, sobretudo, ao curto espaço de tempo para se adaptarem às novas demandas da sociedade, em razão da pandemia de covid-19, exigindo o domínio de competências digitais e a ressignificação das práticas pedagógicas. No entanto constatou-se que os educadores validaram tais ferramentas como recurso pedagógico e fizeram uso de diversas Tecnologias Digitais em seu exercício profissional como estratégias que ajudaram a motivar os alunos e a dinamizar as aulas remotas. Sendo assim, concluiu-se que a formação docente contínua e permanente constitui um elemento essencial na construção de uma cultura digital. Essa discussão, por fim, forneceu elementos para fundamentarem a proposta de intervenção a ser aplicada no Colégio dos Jesuítas, destinada à promoção da inovação tecnológica, considerando as dimensões técnicas (infraestrutura e recursos digitais) e humanas (habilidades e competências).;
Abstract The main objective of this study is to analyze the educational possibilities and challenges identified by teachers during the period of physical isolation, with regard to the incorporation of digital technologies (DT) in their pedagogical practices, aiming to support Colégio dos Jesuítas in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, to (re)thinking teaching training practices that can contribute to more meaningful learning. Considering knowing the perceptions of teachers about the use of Digital Technologies in education and which digital technologies that are being used by them in their pedagogical practices; understanding the limits and challenges faced by teachers in the use of digital technologies; analyzing the possibilities evidenced by teachers when incorporating technological resources in their pedagogical practices, in order to offer subsidies so that managers can propose teaching training practices that favor the use of technologies in pedagogical practices. This research is qualitative in nature. Data collection is composed of two research strategies: questionnaire and group discussion. This research had the participation of eighteen professors. The results show the use of several digital technologies used by teachers in their pedagogical practices and their perceptions about their use as a pedagogical resource, some of which are most cited such as Moodle, Microsoft Teams, Power Point and YouTube. It was also highlighted the need for training courses that work with specific tools, in an objective manner, for specific purposes, always with a view to optimize time. It was understood that the limits and challenges faced by teachers, in the use of DTs, were mainly related to the short period of time in which it was necessary to adapt to this new reality, as it required a great effort, especially with regard to the domain of digital skills and the redefinition of pedagogical practices. The educational possibilities and strategies evidenced by the teachers when incorporating technological resources in their pedagogical practice were characterized by the use of many strategies that help to motivate students and streamline remote classes. The results present teacher education as an essential element in the construction of a digital culture, these elements support the intervention proposal that proposes actions that promote the tecnologic innovation at Colégio dos Jesuítas, considering the technical (infrastructure and digital resources) and human dimensions (skills and competences).;
Palavras-chave Tecnologias digitais; Formação de professores; Pandemia; Ensino remoto; Digital technology; Teacher training; Pandemic; Remote learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-11-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10914;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística