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Práticas de leitura e escrita docente em correspondência: atravessamentos de exercício de pensamento e cuidado de si

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Autor Lermen, Sabrina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2045314256741455;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas de leitura e escrita docente em correspondência: atravessamentos de exercício de pensamento e cuidado de si;
Resumo Essa pesquisa objetiva movimentar o problema de como as práticas de leitura e escrita docente podem operar com o exercício de pensamento atravessadas pelo cuidado de si. Considerando leitura e escrita como possibilidade de práticas de subjetivação, que podem provocar o pensamento e convidar a professora a assumir, mesmo que em brechas, o cuidado de si, pois, imbricada no exercício de ocupar-se de si e cuidar de si, convida o outro – seu estudante – a também fazê-lo e o acompanha nesse cuidado. Partindo da filosofia da diferença, o mote da pesquisa é pôr em funcionamento um modo de experimentar leituras e escritas com professoras e perceber como podem implicar modos de subjetivação, cuidado e pensamento. Assim, os conceitos-chave da pesquisa são pensamento, cuidado de si, leitura e escrita, tendo embasamento em autores como Foucault, Sêneca, López, Larrosa, Kohan, Sibilia, Han, Skliar, Aquino, Olegario e Munhoz, entre outros. Para tanto, foi produzida uma oficina filosófica e literária com professoras de uma rede pública municipal no Estado do Rio Grande do Sul, que objetivava operar outras relações com a leitura e a escrita, experimentar outras literaturas e criar tempo e espaço para ler e escrever, a fim de provocar o exercício de pensamento e o cuidado de si. Com inspiração na potência do gênero epistolar, embasada em Foucault e Sêneca, a dissertação foi escrita em formato de cartas, assim como os exercícios da oficina propunham ler e escrever cartas. As produções da oficina foram examinadas a partir da cartografia, embasada em Kastrup, Passos e Escóssia, cujas pistas teórico-metodológicas indicam o acompanhamento do processo de subjetivação das participantes, a criação do território existencial comum e a validação com os pares. Foram traçadas, assim, três linhas cartográficas: tempo – discussão sobre os diferentes atravessamentos de temporalidades que marcaram os encontros, qual sua importância nos exercícios de leitura e escrita e a potência de sua suspensão; docência – discussão da responsabilidade docente ética e estética, precarização da profissão e a discussão da potência de uma formação docente que dá tempo ao ler, escrever e pensar; encontro – discussão sobre as relações entre docência, leitura, escrita e subjetivação a partir de acontecimentos e experiências, o ensaio pela escrita de si, e as reverberações na escola de um professor que lê e escreve. Com isso, foi possível pensar outros modos de lidação com a leitura e a escrita na escola em se tratando da formação de professoras; modificar as relações que se estabelece com a literatura, com a escrita e a leitura, consigo mesmo e com o outro; suspender o tempo, criar um espaço de experimentações e ampliar repertório; e viver experiências de cuidado em brechas microfísicas que produziram efeitos de subjetivação e fagulhas de encantamento docente.;
Abstract This study aims to measure the problem of how reading and writing practices from teachers may operate with the thinking process which is intersected with their selfcare. Considering reading and writing as possibilities of subjective practices, which may be thought provoking and invite teachers to assume, through gaps, selfcare, because, interwoven in the exercise of occupying and taking care of themselves, they invite the other – their student – to also do it and accompanies him in this journey. Starting from the philosophy of difference, the theme of this research is to put into practice a way of experiencing reading and writing with teachers and realize how they can result into ways of subjectivity, care and thinking. Therefore, the key concepts of the research are thinking, selfcare, reading and writing, having as theoretical background authors such as Foucault, Sêneca, López, Larrosa, Kohan, Sibilia, Han, Skliar, Aquino, Olegario and Munhoz, among others. For such, a philosophical and literary workshop was developed with teachers from a public municipal chain of schools in Rio Grande do Sul, a state of Brazil. The workshop intended to operate other relations between reading and writing, to experiment other literary texts and to create time and space to read and write in order to generate the exercise of thinking and selfcare. Inspired in the capacity of the epistolary genre, based on Foucault and Sêneca, this dissertation was written in letters format, as were the workshop activities which suggested reading and writing letters. The productions of the workshop were examined through cartography, based on Kastrup, Passos and Escóssia, whose theorical-methodological clues indicate the company of the subjective process of the participants, the creation of common existential territory and peer approval. In this manner, three cartographical lines were created: time – discussion about different temporal crossings that marked the meetings, their importance in the reading and writing exercises and their suspension power; teaching – discussion about the ethic and aesthetic responsibility of teaching, the devaluation of the profession and the discussion of the power of pedagogical formation which allows time to read, write and think; meeting – discussion about the relations between teaching, reading, writing and subjectivity through experiences, the preparation for self-writing and the reverberations at school of a teacher who reads and writes. With that, it was possible to think of other ways of handling reading and writing at school regarding teacher training; modify the relations they establish to literature, to writing and reading, to themselves and to others; suspend time, create an experimentation space and to expand repertoire; and to live experiences of care through microphysical breaches that produced subjective effects and sparks of teaching enchantment.;
Palavras-chave Cartas; Cuidado; Docência; Escrita; Leitura; Letters; Care; Teaching; Writing; Reading;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11313;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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