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Evasão escolar na EJA: contextos e possíveis fatores de exclusão em uma escola da rede municipal de São Leopoldo

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Autor Pereira, Lílian de Oliveira;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Evasão escolar na EJA: contextos e possíveis fatores de exclusão em uma escola da rede municipal de São Leopoldo;
Resumo É cada vez maior a necessidade dos jovens e adultos terem concretizada a garantia do direito à escolarização, principalmente, àqueles que já estão inseridos no mundo do trabalho e que, possivelmente, retornam à escola em busca de mais dignidade e cidadania. Portanto, apesar das desigualdades sociais impostas pela sociedade contemporânea, ainda há quem busque melhores condições de vida, que resultem em emancipação social, por meio da educação. O fenômeno da evasão escolar merece ser estudado com responsabilidade, pois suas consequências podem repercutir diretamente nas esferas profissional, social e econômica não apenas do aluno evadido, mas também, indiretamente, na comunidade à qual pertence. Desse modo, quando o aluno abandona a escola, ele também impacta na visão de sua comunidade sobre a importância da educação. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar os contextos e fatores que contribuem para a evasão escolar dos alunos da modalidade EJA em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo – RS. A escola investigada oferece aulas presenciais no Ensino Básico para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II nos turnos da manhã e tarde e Educação de Jovens e Adultos – EJA no turno da noite. Com relação à metodologia, este estudo utilizou a análise de conteúdo (BARDIN, 1995) e como técnicas de levantamento de dados entrevistas e questionários. Como resultado, foram obtidos dados relevantes para compreensão do perfil dos alunos da EJA e seus contextos socioeconômicos, bem como dados relativos ao perfil dos professores que atuam na EJA e suas práticas pedagógicas para trabalhar com este público e da visão da gestão sobre a proposta pedagógica à luz da realidade dos sujeitos da EJA. A partir das análises, é possível afirmar que a evasão no espaço escolar é um problema que está relacionado, entre outros fatores, a contextos familiares, econômicos, sociais e de aprendizagem dos estudantes matriculados na EJA, superando uma lógica de causalidade ou de fator único, e cuja complexidade precisa ser considerada na elaboração de políticas públicas atinentes à modalidade.;
Abstract There is an increasing need for young people and adults to guarantee the right to schooling, especially for those who are already in the world of work and who, possibly, return to school in search of more dignity and citizenship. Therefore, despite the social inequalities imposed by contemporary society, there are still those who seek better living conditions, which result in social emancipation, through education. The phenomenon of school dropout deserves to be studied with responsibility, as its consequences can directly affect the professional, social and economic spheres, not only of the dropout student, but also, indirectly, in the community to which they belong. In this way, when the student drops out of school, he also impacts his community's view of the importance of education. In this sense, this research aims to analyze the contexts and factors that contribute to the dropout of EJA students in a school in the Municipal Network of São Leopoldo - RS. The investigated school offers face-to-face classes in Basic Education for Early Childhood Education, Elementary School I, Elementary School II in the morning and afternoon shifts and Youth and Adult Education - EJA in the evening shift. Regarding the methodology, this study used content analysis (BARDIN, 1995) and as data collection techniques interviews and questionnaires. As a result, relevant data were obtained to understand the profile of EJA students and their socioeconomic contexts, as well as data related to the profile of teachers who work in EJA and their pedagogical practices to work with this audience and the management's view of the pedagogical proposal in light of the reality of EJA subjects. From the analyses, it is possible to affirm that dropout in the school space is a problem that is related, among other factors, to family, economic, social and learning contexts of students enrolled in EJA, overcoming a logic of causality or a single factor, and whose complexity needs to be considered in the elaboration of public policies related to the sport.;
Palavras-chave Evasão; Exclusão; Abandono; EJA; Evasion; Exclusion; Abandonment;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-02-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11360;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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