Autor |
Pedroso, Alessandra Pereira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6792528539915436; |
Orientador |
Dal'Igna, Maria Cláudia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9564879599544686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada de docentes para a implementação da BNCC: perspectiva da gestão escolar de Morro Reuter/RS (2019- 2021); |
Resumo |
Investigar, sob a perspectiva da gestão escolar, a formação continuada desenvolvida na rede municipal de ensino de Morro Reuter/RS para a implementação da BNCC entre os anos de 2019 e 2021, é o objetivo principal desta pesquisa. Ao analisar a temática da formação continuada a partir dos estudos em docência e ao relacioná-la com a perspectiva pósestruturalista, o seguinte questionamento foi proposto: Quais sentidos são atribuídos à formação desenvolvida na rede municipal de ensino de Morro Reuter/RS para a implementação da BNCC, sob a perspectiva da gestão escolar, realizada entre os anos de 2019 e 2021? Para compor o material empírico, a investigação foi desenvolvida sob a ótica da pesquisa etnográfica com duas técnicas de produção de dados: (a) diário de campo e (b) entrevistas semiestruturadas. Além disso, para qualificar a análise do material empírico, foi estudado e articulado ao processo de análise um conjunto de documentos. Os conceitos de formação e de formação continuada, em relação com os conceitos de discurso e de conduta/contraconduta, foram lentes/ferramentas potentes para a análise dos materiais a partir de dois argumentos conclusivos. O primeiro argumento analítico está atrelado à percepção de que Morro Reuter/RS se apropriou das normativas vigentes em âmbito nacional e realizou uma reflexão crítica da chamada formação padronizada, pois a partir de seu posicionamento, construiu uma formação continuada para a rede. O segundo argumento complementa o anterior, já que mediante sua reflexão, Morro Reuter/RS desenvolveu uma formação continuada para a implementação da BNCC de modo coletivo, respeitando as singularidades, e com autoria. Nessa perspectiva, uma formação continuada personalizada foi realizada por um coletivo formado por gestoras/es da SMEC, por equipes diretivas e por um grupo de professoras consultoras. É importante explicar, também, que esta formação personalizada pode ser compreendida como uma expressão do agir com liberdade, na relação com os outros e consigo mesmo, para transformar uma normativa educacional pronta, comum, nacional, em orientações, princípios e práticas e que, por isso, diferencia-se da formação padronizada e da educação customizada, decorrentes de uma agenda global economicista, individualista e concorrencial.; |
Abstract |
Investigar, en la perspectiva de la gestión escolar, la educación permanente desarrollada en la red de educación municipal de Morro Reuter/RS para la implementación de la BNCC entre los años 2019 y 2021, es el principal objetivo de esta investigación. Al analizar el tema de la formación permanente desde los estudios de enseñanza y relacionarlo con la perspectiva postestructuralista, se planteó la siguiente pregunta: ¿Qué significados se atribuyen a la formación desarrollada en la red municipal de educación de Morro Reuter/RS para la implementación de la BNCC, desde la perspectiva de la gestión escolar, realizada entre 2019 y 2021? Para componer el material empírico, la investigación se desarrolló desde la perspectiva de la investigación etnográfica con dos técnicas de producción de datos: (a) diario de campo y (b) entrevistas semiestructuradas. Además, para cualificar el análisis del material empírico, se estudió un conjunto de documentos y se vinculó al proceso de análisis. Los conceptos de formación y educación continua, en relación con los conceptos de discurso y conducta/contraconducta, fueron poderosos lentes/herramientas para el análisis de los materiales a partir de dos argumentos concluyentes. El primer argumento analítico está vinculado a la percepción de que Morro Reuter/RS se apropió de las normas vigentes a nivel nacional y realizó una reflexión crítica sobre la llamada formación estandarizada, pues desde su posición construyó una formación continua para la red. El segundo argumento complementa al anterior, ya que a través de su reflexión, Morro Reuter/RS desarrolló una formación continua para la implementación de la BNCC de forma colectiva, respetando las singularidades, y con autoría. Desde esta perspectiva, se llevó a cabo una formación continua personalizada por parte de un colectivo formado por directivos de SMEC, por equipos directivos y por un grupo de profesores consultores. También es importante aclarar que esta formación personalizada puede ser entendida como una expresión de actuar con libertad, en la relación con los demás y consigo mismo, para transformar una normativa educativa nacional, común, lista, en directrices, principios y prácticas y que, por tanto, se diferencia de la formación estandarizada y la educación moldeada, resultantes de una agenda global económica, individualista y competitiva.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Formação padronizada; Gestão escolar; Base Nacional Comum Curricular; BNCC; Educación continua; Formación estandarizada; Gestión escolar; Base Curricular Nacional Común; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-03-28; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11471; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |