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A docência na educação infantil construída na e pela literatura pedagógica acadêmica

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Autor Cuty, Pâmela Franciele Nunes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8751342539561021;
Orientador Dal'Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Co-orientador Silveira, Catharina da Cunha;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5441943507956433;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A docência na educação infantil construída na e pela literatura pedagógica acadêmica;
Resumo A presente dissertação identifica, descreve e analisa as ênfases temáticas que compõem a literatura pedagógica acadêmica que se destina às professoras que exercem a docência na educação infantil. Os campos teóricos e metodológicos que fundamentam a pesquisa são os estudos em docência, os estudos sobre educação infantil e os estudos de gênero, em articulação à perspectiva pós-estruturalista. A investigação tem como procedimento metodológico a pesquisa documental, e assume como material empírico um conjunto de cinco livros considerados “literatura pedagógica acadêmica” porque focalizam temas educacionais, relacionam-se em grande parte com pesquisas e/ou circulam nas universidades, nos cursos de formação de professores/as e nas escolas. Desde os campos teóricos já apresentados, toma-se a docência como ferramenta de análise a partir da qual, e em articulação com os conceitos de profissionalidade docente, gênero e governamentalidade neoliberal, são examinadas as seguintes ênfases temáticas: indissociabilidade entre cuidar e educar, organização do espaço, materiais e tempo, relação com a criança, importância do registro e o desenvolvimento de projetos pedagógicos. As ênfases temáticas são problematizadas para argumentar que: por um lado, evidencia-se uma desarticulação entre as ênfases temáticas e uma apreciação crítica mais ampla sobre a profissão docente; por outro, tais ênfases abordam modos de planejar o trabalho pedagógico e de conduzir-se como professora na primeira etapa da educação básica. Desta perspectiva, foi possível refletir sobre a constituição do trabalho das professoras na Educação Infantil e como os livros podem funcionar como prescrições que conduzem suas condutas de determinados modos. Problematiza-se, ainda, como as ênfases temáticas reverberam no campo da docência como um todo, podendo causar enfraquecimento em aspectos da profissionalidade docente e em sua potência de autoria e criação, especialmente ao produzir dependência das tendências e modelos pedagógicos para o exercício do trabalho docente.;
Abstract This master’s thesis identifies, describes, and analyzes the thematic emphases that make up the academic pedagogical literature that is intended for teachers who work in early childhood education. The theoretical and methodological fields on which the research is based are teaching studies, early childhood education studies, and gender studies, in conjunction with the poststructuralist perspective. This investigation holds the bibliographical research model as its methodological procedure, assuming a set of five books that are considered “academic pedagogical literature” as empirical material, since they focus on educational themes, are largely related to research, and/or are present in universities, teacher training courses, and schools. In the theoretical fields already mentioned, teaching is taken as an analysis tool from which, in conjunction with the concepts of teaching professionalism, gender, and neoliberal governmentality, the following thematic emphases are examined: inseparability between caring and educating, organization of space, materials and time, relationship with the child, importance of recording and developing pedagogical projects. The thematic emphases are called into question, arguing that, on the one hand, there is a lack of articulation between the thematic emphases and a broader critical appreciation of the teaching profession; on the other hand, such emphases present ways of planning the pedagogical work and being a teacher in the first stage of basic education. From this perspective, it was possible to reflect on the constitution of the work of Early Childhood Education teachers and how books can work as prescriptions that guide their conducts in certain ways. It is also questioned how the thematic emphases reverberate in the field of teaching as a whole, making space for the weakening of aspects regarding teaching professionalism and its power of authorship and creation, especially when the teacher ends up depending on trends and pedagogical models for the exercise of his or her work.;
Palavras-chave Docência; Profissionalidade docente; Gênero; Educação infantil; Pesquisa documental; Teaching; Teaching professionalism; Genre; Early childhood education; Bibliographical research;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11532;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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