RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

De múmias, huacas e ídolos: a constituição do discurso idolátrico no Peru, século XVI

Mostrar registro simples

Autor Murguía, Luis Alberto Martín Dávila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9125962788826474;
Orientador Martins, Maria Cristina Bohn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5651326902924392;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título De múmias, huacas e ídolos: a constituição do discurso idolátrico no Peru, século XVI;
Resumo Este trabalho de investigação procura estabelecer o processo de constituição do discurso idolátrico durante o período colonial inicial, entre os anos de 1532 e 1590, no território do vice-reino do Peru. A pesquisa procura esclarecer os diversos momentos pelos quais se foi conformando uma maneira de ver, representar e explicar o conjunto de crenças religiosas indígenas de acordo com uma visão de mundo ocidental e cristã. Fazendo uso de fontes históricas, tais como crônicas, relações, doutrinas, confessionários, sermões e dicionários, se procurou analisar como eram descritas as idolatrias indígenas e as relações que se estabeleciam com o dogma e as crenças cristãs. Dessa maneira, o discurso idolátrico começa a constituir-se sobre os elementos que respondiam a uma herança aristotélica e escolástica, dentro de um contexto colonial hispânico e em torno da descrição e representação de elementos culturais indígenas – como as huacas, os ídolos e as múmias ou mallquis – que passariam a ser caracterizados como idolátricos. Constitui, também, um elemento central do processo de evangelização nos Andes, a realização do Terceiro Concílio de Lima – em 1582-1583 – e a obra do jesuíta José de Acosta. É com a análise dos documentos produzidos com ocasião do Concílio e a obra de Acosta que se pode afirmar que o processo de constituição do discurso idolátrico se completa, na medida que produz uma representação instrumentalizada dessas crenças religiosas para servir à evangelização dos indígenas.;
Abstract This research work seeks to establish the process of constitution of the idolatrous discourse during the early colonial period, between 1532 and 1590, in the territory of the Viceroyalty of Peru. The research seeks to clarify the different moments through which a way of seeing, representing, and explaining the set of indigenous religious beliefs was configured according to a Western and Christian worldview. Using of historical sources, such as chronicles, reports, doctrines, confessionals, sermons and dictionaries, we sought to analyze how indigenous idolatries were described and the relationships established with Christian dogmas and beliefs. Thus, the idolatrous discourse begins to be constituted on elements that responded to an Aristotelian and Scholastic heritage, within a Hispanic colonial context and near the description and representation of indigenous cultural elements – such as huacas, idols and mummies or mallquis – that would be characterized as idolatrous. Likewise, the celebration of the Third Council of Lima – in 1582-1583 – and the work of the Jesuit José de Acosta, constitute a central element of the evangelization process in the Andes. It is with the analysis of the documents produced on the Council and the work of Acosta that it can be said that the process of constituting the idolatrous discourse is completed, producing an instrumentalized representation of these religious beliefs to serve the evangelization of indigenous people.; Este trabajo de investigación busca establecer el proceso de constitución del discurso idolátrico durante el período colonial temprano, entre 1532 y 1590, en el territorio del virreinato del Perú. La investigación busca esclarecer los diferentes momentos a través del cual se configuró una forma de ver, representar y explicar el conjunto de creencias religiosas indígenas según una cosmovisión occidental y cristiana. Haciendo uso de fuentes históricas, como crónicas, relaciones, doctrinas, confesionarios, sermones y diccionarios, se buscó analizar cómo se describían las idolatrías indígenas y las relaciones que se establecían con los dogmas y creencias cristianas. De esta forma, el discurso idolátrico comienza a constituirse sobre elementos que respondían a una herencia aristotélica y escolástica, dentro de un contexto colonial hispano y en torno a la descripción y representación de elementos culturales indígenas – como huacas, ídolos y momias o mallquis – que serían caracterizados como idolátricos. Asimismo, la celebración del Tercer Concilio de Lima – en 1582-1583 – y la obra del jesuita José de Acosta, constituyen un elemento central del proceso de evangelización en los Andes. Es con el análisis de los documentos producidos con motivo del Concilio y la obra de Acosta que se puede decir que el proceso de constitución del discurso idolátrico se completa, pues se produce una representación instrumentalizada de estas creencias religiosas para que sirvan a la evangelización de los indígenas.;
Palavras-chave Peru; Século XVI; José de Acosta; Evangelização; Idolatria; Jesuítas; Century XVI; Evangelization; Idolatry; Jesuits; Siglo XVI; Evangelización; Idolatría;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-04-22;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11813;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística