RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A gestão pedagógico-colaborativa: uma experiência inaciana

Mostrar registro simples

Autor Waldow, Tatiane Ayala;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9806108444339362;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A gestão pedagógico-colaborativa: uma experiência inaciana;
Resumo O objetivo desta dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional é compreender quais características organizativas e participativas correspondem a uma gestão pedagógico-colaborativa e como elas se articulam entre as diversas instâncias em um colégio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A pesquisa foi realizada no Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS. A metodologia escolhida para a pesquisa foi qualitativa, valendo-se de observação dos contextos em que atuam os serviços acadêmicos e setores administrativos, de análise documental e de questionário direcionado aos gestores dos segmentos mencionados. Na análise do conteúdo, foram destacadas como categorias as características organizativas e participativas e como estavam evidenciadas e articuladas nos ambientes educacionais pesquisados, cotejando-as com as perspectivas de uma gestão pedagógicocolaborativa. A principal conclusão da pesquisa foi de que o Colégio apresenta, em sua estrutura, educadores e gestores que se reconhecem em suas funções como colaboradores de uma missão educativa que é legado da tradição jesuítica, sentem que existem muitos espaços onde colaboram e contribuem para a educação a partir de seus lugares de atuação. No entanto percebem que ainda necessitam de maiores aproximações, diálogo e ações efetivas para que os níveis de colaboração sejam ampliados e com maior adesão pelos diferentes atores institucionais. Dessa forma, ao concluir a pesquisa, sugere-se uma intervenção interna e uma proposição externa na qual a comunidade educativa tenha um espaço formativo, por meio de um seminário ou jornada de estudo e podcast, que favoreça a construção de novos olhares às necessidades do Colégio, da Educação e como cada um pode, com sua função e trabalho coletivo, somar na estrutura organizacional, gerando maiores espaços de colaboração, organização e participação efetiva na tomada de decisão.;
Abstract The objective of this Professional Master's thesis in Educational Management was to understand which organizational and participatory characteristics correspond to a pedagogical-collaborative management and how they are articulated several areas in a college of the Jesuit Education Network (RJE). The research was carried out at College Anchieta in Porto Alegre/RS. The methodology chosen for the research was qualitative, using observation of the contexts where academic services and administrative sectors operate, document analysis and a questionnaire directed to managers of the mentioned segments. In the content analysis, the organizational and participatory characteristics and how they were evidenced and articulated in the researched educational environments were highlighted as categories, comparing them with the perspectives of a pedagogical-collaborative management. The main conclusion of the research was that the College presents, in its structure, educators and managers who recognize themselves in their functions as collaborators of an educational mission that is a legacy of the Jesuit tradition, they feel that there are many spaces where they collaborate and contribute to education. From their places of work. However, they realize that they still need greater approximations, dialogue and effective actions so that the levels of collaboration are expanded and with greater adherence by the different institutional actors. In this way, at the conclusion of the research, an intervention is suggested in which the educational community has a formative space, through a seminar or study day, podcast, that favors the construction of new perspectives to the needs of the College and how each one can, with its function and collective work, add to the organizational structure, generating greater spaces for collaboration, organization and effective participation in decision-making.;
Palavras-chave Educação jesuíta; Gestão pedagógico-colaborativa; Organização; Participação; Jesuit education; Pedagogical-collaborative management; Organization; Participation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12053;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística