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As percepções de sujeitos escolares sobre a APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano

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Autor Santos, Eloisa de Souza;
Orientador Abba, Maria Julieta;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2495306840732131;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As percepções de sujeitos escolares sobre a APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano;
Resumo Este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções que os sujeitos de duas escolas públicas municipais da cidade de Manaus têm sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós e seu entorno urbano a fim de caracterizar as problematizações, saberes e fazeres capazes de se constituir em potenciais mediações pedagógicas e que resultem em uma Educação Ambiental potencializadora de um novo ethos ambiental e de uma cidadania mais abrangente. As questões-problema que guiaram a pesquisa foram: a) Quais são as percepções dos sujeitos escolares de duas instituições da rede pública municipal da cidade de Manaus sobre a APA e o seu entorno urbano, no que diz respeito à questão socioambiental? b) Quais os conflitos e tensionamentos socioambientais existentes no entorno de uma APA localizada dentro da cidade de Manaus que são percebidos pelos sujeitos escolares? c) A problematização das percepções dos sujeitos escolares sobre a APA e o seu entorno pode se configurar em mediação pedagógica para a formação da cidadania ambiental? Com base nestas perguntas, traçou-se o pressuposto que a problematização das percepções dos sujeitos escolares sobre a APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano pode se configurar em mediação pedagógica para contribuir na formação da cidadania ambiental. O marco teórico que fundamentou esse estudo está baseado principalmente nos conceitos de percepção (TUAN, 1980); topofilia (TUAN, 1980); topofobia (PEREIRA et al., 2018); mediação pedagógica (STRECK; ADAMS, 2017); cidadania (GADOTTI, 2001) e Educação Ambiental (SAUVÉ, 2005). A pesquisa se constituiu como um instigante movimento pedagógico. A abordagem metodológica seguiu as diretrizes da pesquisa qualitativa. Os participantes deste estudo foram: 2 pedagogas, 4 professores e 16 estudantes. Com adultos, os dados foram produzidos a partir de questionários; com crianças entre 9 e 11 anos de idade, os dados foram produzidos a partir de mapas mentais e entrevistas. Os questionários e as entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo; os mapas mentais, a partir da metodologia Kozel (2007)). Como principais resultados desta pesquisa, constatou-se que a APA Floresta Manaós é capaz de produzir bem-estar psicológico e importante sensação estética, no entanto, embora o bairro densamente povoado localizado no entorno da APA seja um local agradável para fazer amigos, brincar, morar e estudar, também é marcado pela presença de problemas socioambientais para a população. Outros aspectos destacados pelos participantes foram a violência urbana e o tráfico de drogas intenso na região. Esses fatores têm causado desagrado e aversão nos sujeitos participantes da pesquisa. Portanto, é possível afirmar que a percepção da comunidade escolar a partir de seu lugar é um potencializador de discussões socioambientais significativas para crianças e adultos, por meio da mediação pedagógica, propiciando a relação de problemas locais com os globais e evidenciado a necessidade de participação das pessoas individualmente, da população em geral e do poder público na preservação e conservação de ambientes naturais e construídos, contribuindo assim para a cultura da sustentabilidade.;
Abstract Este estudio tuvo por objetivo general analizar las percepciones que los sujetos de dos escuelas públicas municipales de la ciudad de Manaos tienen sobre el Área de Protección Ambiental (APA) Floresta Manaós y su entorno urbano a fin de caracterizar las problematizaciones, saberes y haceres capaces de constituirse en potenciales mediaciones pedagógicas y que resulten en una educación ambiental que potencie un nuevo ethos ambiental e una ciudadanía ambiental más amplia. Las cuestionesproblema que guiaron esta investigación fueron: considerando las siguientes cuestiones-problema: a) ¿Cuáles son las percepciones de los sujetos escolares de dos instituciones de la red pública municipal de la ciudad de Manaos sobre la APA y su entorno urbano, en lo que respecta a la cuestión socio-ambiental? b) ¿Cuáles son los conflictos y tensionamientos socioambientales existentes en el entorno de una APA localizada dentro de la ciudad de Manaos que son percibidos por los sujetos escolares? c) ¿La problematización de las percepciones de los sujetos escolares sobre la APA y su entorno puede configurarse en mediación pedagógica para la formación de la ciudadanía ambiental? Con base en estas preguntas, se trazó el presupuesto que la problematización de las percepciones de los sujetos escolares sobre la APA Floresta Manaós y su entorno urbano puede configurarse en mediación pedagógica para contribuir con la formación de la ciudadanía ambiental. El marco teórico que fundamentó este estudio está basado principalmente en los conceptos de percepción (TUAN, 1980); topofilia (TUAN, 1980), topofobia (PEREIRA et al., 2018); mediación pedagógica (STRECK; ADAMS, 2017); ciudadanía (GADOTTI, 2001) e Educación Ambiental (SAUVÉ, 2005). El enfoque metodológico siguió los lineamientos de la investigación cualitativa. Los participantes de este estudio fueron: 2 pedagogas, 4 docentes y 16 estudiantes. Con adultos, los datos se produjeron a partir de cuestionarios; con niños entre 9 y 11 años, los datos fueron producidos a partir de mapas mentales y entrevistas. Los cuestionarios y las entrevistas se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido; los mapas mentales, a partir de la metodología Kozel (2007). Como principales resultados de esta investigación, se constató que la APA Floresta Manaós es capaz de producir bienestar psicológico y una importante sensación de bienestar estética, sin embargo, aunque el barrio densamente poblado que se encuentra en el entorno de la APA sea un lugar agradable para hacer amistades, jugar, vivir y estudiar, también es marcado por la presencia de problemas socioambientales incomodos para la población. Otro aspecto destacado por los participantes es la violencia urbana y el tráfico de drogas intenso en la región. Estos factores han causado desagrado y aversión en los sujetos participantes de la investigación. Por lo tanto, es posible afirmar que la percepción de la comunidad escolar a partir de su lugar es un potencializador de discusiones socioambientales significativas para niños, por medio de la mediación pedagógica, propiciando la relación de problemas locales con los globales y evidenciando la necesidad de participación de la población y el poder público en la preservación y conservación de ambientes naturales construidos, contribuyendo así para la cultura de la sustentabilidad.; The objective of this study was to analyze perceptions that the subjects of two municipal public schools in the city of Manaus have about the Environmental Protection Area (APA) Manaós Forest and its urban surroundings in order to characterize the problematizations, knowledge and actions capable to constitute potential pedagogical mediations that result in an Environmental Education that enhances a new environmental ethos and a broader citizenship. The problem-questions that guided the research were: a) What are the perceptions of school subjects from two institutions of the municipal public network in the city of Manaus about the APA and its urban surroundings, with regard to the socio-environmental issue? b) What socio-environmental conflicts and tensions around an APA located in the city of Manaus that are perceived by school subjects? c) Can the problematizations of school subjects' perceptions about the APA and its surroundings be configured as a pedagogical mediation for the formation of environmental citizenship? Based on these questions, the assumption was made that the problematization of the school subjects' perceptions about the APA Manaós Forest and its urban surroundings can be configured in a pedagogical mediation to contribute to the formation of environmental citizenship. The theoretical framework that supported this study is based mainly on the concepts of perception (TUAN, 1980); topophilia (TUAN, 1980); topophobia (PEREIRA et al., 2018); pedagogical mediation (STRECK; ADAMS, 2017); citizenship (GADOTTI, 2001) and Environmental Education (SAUVÉ, 2005). The research was constituted as an instigating pedagogical movement. The methodological approach followed the guidelines of qualitative research. The participants of this study were: 2 pedagogues, 4 teachers and 16 students. With adults, data were produced from questionnaires; with children between 9 and 11 years old, the data were produced from mental maps and interviews. Questionnaires and interviews were analyzed using the content analysis technique; mental maps, based on Kozel methodology (2007). The results of the research is that the APA Manaós Forest is capable of producing psychological well-being and an important aesthetic sensation, however, although the densely populated neighborhood located around the APA is a pleasant place to make friends, play, live and study, is also marked by the presence of socioenvironmental problems. Other aspects highlighted were urban violence and intense drug trafficking in the region. These factors have caused displeasure and aversion in the participantes of the research. Therefore, it is possible to state that the perception of the school community from its place is a potentiator of significant socio-environmental discussions for children and adults through pedagogical mediation, providing the relationship of local and global problems, highlighting the need for participation of the population in general and the government in the preservation and conservation of natural and built environments, contributing to the culture of sustainability.;
Palavras-chave APA; Percepção; Mediação pedagógica; Educação ambiental; Cidadania; Percepción; Mediación pedagógica; Educación ambiental; Ciudadanía; Perception; Pedagogical mediation; Environmental education; Citizenship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-12-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12170;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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